Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
8 OUT 2025

Imagem do dia

Seminário Pré-COP30; FOTOS

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

Um passo para enfrentar a “pane de imaginação”

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Artigos

Um passo para enfrentar a “pane de imaginação”

Por: Clemente Ganz Lúcio
O neoliberalismo é a forma atual do desenvolvimento capitalista sob a hegemonia dos muito ricos, em especial da riqueza financeira. Poder econômico e poder político são articulados para promover transformações disruptivas do sistema produtivo para gerar e acumular riqueza em escala global. As mudanças são extensas e atingem todo o sistema econômico, social, cultural e político, com impactos profundos sobre o mundo do trabalho e o sindicalismo. Trata-se de mudanças que o regime de acumulação de riqueza engendra e que promove dimensões de uma outra sociedade.
 
No curso da globalização a pandemia e seus efeitos econômicos, sociais e políticos aflorou os problemas e abriu oportunidades para mudar a trajetória da história em curso. São sementes lançadas em um solo social global que está contaminado pelos conflitos na Ucrânia e dos EUA com a China e pela catástrofe ecológica. O contexto é de muita adversidade.
 
Há urgência no muito que se tem para fazer diante das oportunidades e desafios. No Brasil, por exemplo, o processo eleitoral abre espaço para o debate propositivo sobre as escolhas relacionadas ao nosso futuro. Escolhas que podem, e devem, reorientar nosso desenvolvimento para superar as mazelas das desigualdades, da pobreza, da baixa produtividade, do descompromisso social e ambiental. Superar a agenda de transformação neoliberal regressiva em curso, reindustrializando o país, fortalecendo o papel indutor e investidor do Estado, a essencialidade das políticas públicas de saúde e educação, a valorização da negociação coletiva e do diálogo social, entre tantas outras diretrizes fundamentais para o desenvolvimento sustentável.
 
Para isso é necessário conhecer e compreender o processo histórico do neoliberalismo, de como molda a sociedade atual e induz seu futuro, elaborando a crítica propositiva capaz de superar suas mazelas, tarefa hercúlea e para muitos. Uma das contribuições de qualidade com esse fim foi produzida por Pierre Dardot e Christian Laval no livro “A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal”. Já no prefácio os autores indicam que há uma “pane de imaginação” na esquerda, seja para analisar e interpretar e, principalmente, para criar a superação do neoliberalismo.
 
O fundamento de partida para os autores é que o neoliberalismo, para além de ser um tipo de política econômica ou de ideologia, é um sistema que se espalha pelo planeta e estende a lógica do capital para todas as relações sociais e esferas da vida. A essencialidade neoliberal está no individualismo, na competição e no interesse privado como princípio político e econômico universal, formas que dominam a vida social e que minaram os meios para se promover compensações, contrapartidas e compromissos, elementos estruturantes do sistema econômico e político socialdemocrata que emergiu no pós-guerra em meados dos anos de 1940.
 
É como se a experiência cotidiana tornasse a todos gazelas e leões, como no provérbio africano: “Todas as manhãs, a gazela acorda sabendo que tem que correr mais veloz que o leão ou será morta. Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deve correr mais rápido que a gazela ou morrerá de fome. Não importa se és um leão ou uma gazela: quando o Sol desponta o melhor é começares a correr.”
 
Estamos submetidos a um cotidiano no qual todos correm, sempre atrasados, na disputa para competir por algo, contra alguém ou contra todos. Nessa corrida, fracassamos como sociedade, como coletivo que promove o bem comum. A solidariedade perde para a competição, o diálogo sucumbe ao conflito, a fraternidade é derrotada pelo ódio, o diferente é humilhado ou eliminado. Nesse tsunami transformador neoliberal ficou muito mais difícil para a ação coletiva reunir e agregar. No mundo do trabalho, a tecnologia avança em extensão, profundidade e velocidade sem precedentes contra a quantidade e a qualidade dos empregos. As empresas mudam suas estratégias de gestão para responder à competição e para entregar maiores lucros aos acionistas. Os trabalhadores sofrem com a precarização, a insegurança, a desproteção individual, o enfraquecimento dos sindicatos e a desvalorização da negociação coletiva.
 
Na última década e meia mais de 140 países fizeram reformas laborais, a maioria de cunho neoliberal, flexibilizando formas de trabalho, de contratação, de remuneração, de jornada de trabalho, facilitando a demissão individual e coletiva, retirando poder de representação dos sindicatos, restringindo âmbitos de negociação e de contratação coletiva, desqualificando o direito ao emprego digno.
 
Reduzido a uma unidade de produção, cada indivíduo que vive do trabalho é estimulado a se compreender como uma unidade de capital humano para promover a produção da riqueza, da qual pouco participará em decorrência da desigualdade estrutural na distribuição dos frutos do trabalho de todos. A mercantilização das relações socais destroem o que é público e coletivo, o que se desdobra na pioria gradativa e contínua da vida, inclusive portas para movimentos reacionários, para surgimento do neofascismo e o enaltecimento do egoísmo e da competição como virtude da modernidade.
 
Para os autores, além de compreender o sistema neoliberal, presente nas formas de governar, na gestão das empresas, nas políticas institucionais, é preciso urgência na tarefa de superar a ‘pane de imaginação’ que tem levado muitos a tentar governar pela esquerda essa agenda neoliberal. Indicam os autores que é preciso colocar em debate, nesta sociedade real, a prospecção estratégica de outra razão do mundo. Trata-se de um ótimo mote para entrar no debate eleitoral no Brasil.
 
No atual momento histórico, muitas nações tentam superar o travamento econômico provocado pela crise sanitária, pela insanidade neoliberal e pelos conflitos bélicos e tensões internacionais, recolocando centralidade para o mundo do trabalho, para o papel do Estado e do investimento público, buscando uma industrialização com compromisso socioambiental, através de uma agenda de transição digital e ambiental pactuada, de proteção e modernização das democracias para tratar dos conflitos, do planejamento público, do esforço coletivo compromissado.
 
Em outubro, temos a oportunidade, como nação, de colocar nosso país em uma nova trajetória. Desde já superando um aspecto da nossa pane de imaginação, oferecendo à sociedade um arranjo político amplo de governança e comprometido com um processo de mudança contínuo e longo, que enfrente e supere as mazelas que assolam nossa vida em sociedade, capaz de promover o desenvolvimento sustentável econômico, social, político e ambiental.
 
Clemente Ganz Lucio, sociólogo, assessor do Fórum das Centrais Sindicais, consultor e ex-diretor técnico do DIEESE (2004-2020)
Alerta de confirmação
João Guilherme Vargas Netto

Alerta de confirmação

1º de Maio: unidade, valorização do trabalho e luta por direitos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

1º de Maio: unidade, valorização do trabalho e luta por direitos

Dois projetos de mundo em confronto: uma análise de conjuntura para a classe trabalhadora
Eusébio Pinto Neto

Dois projetos de mundo em confronto: uma análise de conjuntura para a classe trabalhadora

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador
Nilton Souza da Silva, o Neco

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador

Sem memória não há democracia
André Gato

Sem memória não há democracia

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais
José Roberto da Cunha

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Juntos somos fortes!
Gleberson Jales

Juntos somos fortes!

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz
Clemente Ganz Lúcio

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Metalúrgicos em Ação
Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Metalúrgicos em Ação

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira
Marilane Oliveira Teixeira

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira

Indústria forte é Brasil forte!
Cristina Helena Silva Gomes

Indústria forte é Brasil forte!

Se está na convenção, é lei
Paulo Ferrari

Se está na convenção, é lei

PEC da jornada menor avança na Câmara nessa semana
Força 25 MAI 2026

PEC da jornada menor avança na Câmara nessa semana

Transição para jornada de 40 horas terá prazo de um ano
Imprensa 25 MAI 2026

Transição para jornada de 40 horas terá prazo de um ano

Eletricitários de SP mantêm mobilização e dia 28 pode começar greve
Força 25 MAI 2026

Eletricitários de SP mantêm mobilização e dia 28 pode começar greve

Minuta do Pacto do Trabalho Decente em grandes eventos é aprovada
Força 25 MAI 2026

Minuta do Pacto do Trabalho Decente em grandes eventos é aprovada

Forte mobilização leva acordo provisório ao TRT
Força 22 MAI 2026

Forte mobilização leva acordo provisório ao TRT

Ministro do MDIC recebe Pauta da Classe Trabalhadora por indústria e empregos
Força 22 MAI 2026

Ministro do MDIC recebe Pauta da Classe Trabalhadora por indústria e empregos

Centrais sindicais reforçam solidariedade a Cuba
Força 22 MAI 2026

Centrais sindicais reforçam solidariedade a Cuba

BRICS e IA pautam encontro Brasil-China
Força 22 MAI 2026

BRICS e IA pautam encontro Brasil-China

Fequimfar participa de reunião da IndustriALL na Argentina
Força 22 MAI 2026

Fequimfar participa de reunião da IndustriALL na Argentina

Mobilização cresce e patronal tenta barrar greve dos trabalhadores do setor elétrico
Força 22 MAI 2026

Mobilização cresce e patronal tenta barrar greve dos trabalhadores do setor elétrico

Sintepav-BA intensifica assembleias e amplia mobilização da Campanha Salarial 2026
Força 22 MAI 2026

Sintepav-BA intensifica assembleias e amplia mobilização da Campanha Salarial 2026

Sinthoresp amplia ações em defesa da categoria
Força 21 MAI 2026

Sinthoresp amplia ações em defesa da categoria

Eletricitários cobram valorização da Linha Viva
Força 21 MAI 2026

Eletricitários cobram valorização da Linha Viva

Alerta de confirmação
Artigos 21 MAI 2026

Alerta de confirmação

TITAN adia reajuste e enfrenta reação do Sintrabor durante campanha salarial
Força 21 MAI 2026

TITAN adia reajuste e enfrenta reação do Sintrabor durante campanha salarial

Construção Civil fecha acordo com ganho real em SP e evita greve
Força 21 MAI 2026

Construção Civil fecha acordo com ganho real em SP e evita greve

Serginho defende jornada de 40 horas na Câmara
Força 20 MAI 2026

Serginho defende jornada de 40 horas na Câmara

Ganho real supera inflação nas negociações de 2026
Força 20 MAI 2026

Ganho real supera inflação nas negociações de 2026

SinSaúdeSP realiza 3º Campeonato de Vôlei Feminino em parceria com o Sesc SP
Força 20 MAI 2026

SinSaúdeSP realiza 3º Campeonato de Vôlei Feminino em parceria com o Sesc SP

Miguel Torres reforça mobilização por jornada menor
Força 20 MAI 2026

Miguel Torres reforça mobilização por jornada menor

FEQUIMFAR debate desafios globais com IndustriALL
Força 20 MAI 2026

FEQUIMFAR debate desafios globais com IndustriALL

Guarapari homenageia dirigente do Sindnapi
Força 19 MAI 2026

Guarapari homenageia dirigente do Sindnapi

Centrais ampliam mobilização pela redução da jornada
Força 19 MAI 2026

Centrais ampliam mobilização pela redução da jornada

Fenabor intensifica articulação com governo em defesa dos empregos na indústria pneumática
Força 19 MAI 2026

Fenabor intensifica articulação com governo em defesa dos empregos na indústria pneumática

Construção civil de SP anuncia greve geral a partir de 20 de maio
Força 18 MAI 2026

Construção civil de SP anuncia greve geral a partir de 20 de maio

Lula recebe sindicalistas na Granja do Torto
Força 18 MAI 2026

Lula recebe sindicalistas na Granja do Torto

Frentistas do Rio aprovam acordo com ganho real
Força 18 MAI 2026

Frentistas do Rio aprovam acordo com ganho real

Eletricitários SP aprovam estado de greve e calendário de paralisações em Empreiteiras
Força 18 MAI 2026

Eletricitários SP aprovam estado de greve e calendário de paralisações em Empreiteiras

Químicos de Itatiba celebram unidade no Dia do Trabalhador
Força 18 MAI 2026

Químicos de Itatiba celebram unidade no Dia do Trabalhador

Sintrabor rejeita proposta da Titan sobre escala 6×1
Força 15 MAI 2026

Sintrabor rejeita proposta da Titan sobre escala 6×1

Aguarde! Carregando mais artigos...