Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Unidade do movimento sindical busca retomar crescimento
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Artigos
Promover o destravamento dos investimentos públicos no setor de construção e elaborar um plano de investimentos na Petrobras que volte a ativar a grande cadeia produtiva em torno do setor de petróleo e gás. Assim, mas com unidade, poderemos reativar os projetos de crescimento econômico com valorização do trabalho e equilíbrio ambiental.
Essas propostas constam de uma pauta unitária, elaborada pela nossa Força Sindical e pelas outras cinco centrais e tem o objetivo de tirar o País da crise. É fruto de um entendimento firmado entre trabalhadores com representantes das principais entidades empresariais do País, em reunião realizada no final de novembro na sede do Dieese, na capital do Estado de São Paulo.
A pauta unitária será oficializada em ato público marcado para 3 de dezembro, que terá a participação de representantes de patrões e empregados.
Crise
Precisamos com urgência tirar a nação deste marasmo em que se encontra, acelerar a produção, gerar emprego e aumentar a renda. Com melhores salários cria-se o círculo virtuoso, que beneficia todos os setores da economia: bons salários aumenta o consumo, o que leva o comércio a vender mais e a indústria a elevar sua produção. Como resultado, teremos aumento na oferta de emprego e de riqueza.
Na visão do movimento sindical e de técnicos do Dieese, os efeitos positivos destas medidas para a economia serão visíveis a curto prazo. O documento conjunto será apresentado ao governo, ao Congresso, à Advocacia Geral da União e ao Ministério Público Federal.
Lava-Jato
Há uma compreensão entre as partes de que muitas empresas, especialmente empreiteiras, estão sem acesso a fontes de investimento porque seus executivos vão sendo investigados no âmbito da Operação Lava-Jato. O que se quer é a separação clara entre os processos legais contra envolvidos em atos ilícitos e o prosseguimento das atividades empresariais das companhias.
A retomada dos investimentos públicos no setor de construção, como o programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, é imprescindível para que a indústria da construção estanque o atual processo de encolhimento.
Combater a recessão é uma ação comum que une empresários e trabalhadores.
Rivaldo Morais da Silva, presidente do Sindicato dos Frentistas de São Paulo e vice-presidente da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro)