Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Unidade em prol do trabalhador
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Artigos
“As centrais sindicais do Rio de Janeiro, seguindo estratégias acordadas em nível nacional, vêm organizando uma série de manifestações conjuntas em prol da Pauta Trabalhista e na defesa dos interesses do trabalhador brasileiro.
Dia 11 de julho, realizamos na capital do estado a maior manifestação popular do País, no Dia Nacional de Luta, com Greves e Manifestações, em defesa do fim do fator previdenciário, da redução da jornada para 40 horas e demais bandeiras definidas na Conclat de 2010 e sem grandes avanços, até agora. Levamos uma multidão à Avenida Rio Branco e o Centro do Rio parou para ouvir nossas reivindicações.
Também nos unimos, centrais e movimentos sociais, contra o PL 4330/2004, golpe fatal no emprego formal neste País, contra os juros altos e tantas outra mazelas que afligem o trabalhador.
Se a sociedade civil foi para as ruas, gritar “Basta!” em cartazes manuscritos e alguns ocupam manchetes com seus atos abomináveis, nós, do movimento sindical, que sempre estivemos nas ruas, continuamos a ocupar avenidas e praças, levando nossas bandeiras e nos fazendo ouvir.
Superamos divergências, sem abrir mão das convicções que nos diferencia. Buscamos a unidade porque ela nos faz mais fortes e porque a causa é realmente única: a luta intransigente em busca do Trabalho Decente. Assim, convocamos parlamentares de nossa base de atuação para defender nossas propostas. Elaboramos e entregamos documento à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), mostrando por que não podemos admitir a aprovação do PL que regulamenta as terceirizações.
Sentamos com o Ministro do Trabalho e o Governador do estado, buscando abrir canais de negociação. Enfim, estamos nos movendo para avançar em busca da preservação dos empregos, das conquistas do movimento trabalhista e do respeito aos direitos previstos na CLT. Quanto mais mobilizados estivermos, mais temos condições de avançar. É o que sempre buscamos e é o que a sociedade brasileira espera”.
Francisco Dal Prá, presidente da Força RJ e secretário de finanças da CNTM