Imagem do dia

Enviar link da notícia por e-mail
COP-30
Encontro dos Trabalhadores na COP30 reforça unidade sindical
sexta-feira, 7 de novembro de 2025
COP-30
Encontro em Belém reúne centrais sindicais para debater futuro do trabalho, transição justa, financiamento sindical e mobilidade urbana durante a COP30

Encontro dos Trabalhadores na COP30 reforça unidade sindical
O Encontro Nacional dos Trabalhadores na COP30 reunirá centrais sindicais em Belém, de 11 a 15 de novembro de 2025, para fortalecer a unidade sindical e debater o futuro do trabalho.
Primeiramente, no dia 11, o evento abre credenciamento às 8h. Às 9h30, lideranças iniciam a cerimônia com o tema Amazônia, Trabalho e a Força da Unidade Sindical. PROGRAMAÇÃO ‒
Em seguida, o primeiro debate aborda o futuro do trabalho na Amazônia. À tarde, a Força Sindical conduz roda de conversa e encerra o dia com atividades livre.
No segundo dia (12), o encontro discute valorização profissional, combate ao estresse térmico e condições laborais. CUT e UGT organizam as rodas de diálogo ao longo do dia. PROGRAMAÇÃO ‒
Posteriormente, no dia 13, os participantes debatem financiamento sindical e autonomia das entidades. A Nova Central comanda a roda de conversa da manhã.
Logo depois, uma plenária debate mobilidade urbana e transporte multimodal. Às 18h, trabalhadores realizam a Marcha Global Sindical: Grito da Amazônia por Trabalho Decente e Transição Justa.
No dia 14, a CTB promove debates pela manhã. À tarde, servidores lideram a plenária do setor público para discutir desafios e reivindicações do funcionalismo.
Por fim, no dia 15, o encontro encerra com o Grande Ato da Unidade Sindical e a entrega simbólica da Carta dos Trabalhadores no espaço oficial da COP30.
As coordenações do evento estão sob responsabilidade de Ivo Borges e Nonato Alves, representando o Fórum Sindical da Amazônia Legal e a organização nacional dos trabalhadores.
Leia também: Sindicalismo leva trabalho decente e transição justa à COP30





























