Na última quinta-feira (23) a Federação dos Metalúrgicos de São Paulo, presidida por Eliseu Silva Costa, promoveu o 11º Encontro do Coletivo MetalMulheres.
O encontro foi realizado no Guarujá, no Sindicato da Montagem da Baixada Santista.
Sob o Tema: “Não à Misoginia e Violência contra a Mulher no Ambiente de Trabalho”, o evento contou com a participação de companheiras dos Sindicatos de Metalúrgicos (as) de:
- São Paulo,
- Osasco,
- Jundiaí,
- São José do Rio Preto,
- Ferraz de Vasconcelos,
- Santa Bárbara Doeste,
- Cerquilho,
- Santa Rita do Passa Quatro,
- São Caetano,
- Guarulhos,
- Santo André e
- Baixada Santista.
“Estes Encontros regionais do Coletivo têm sido de fundamental importância para fortalecermos cada vez mais o MetalMulheres e, por consequência, a luta das mulheres por igualdade de direitos e contra qualquer tipo de violência no ambiente de trabalho e fora dele. Nossos objetivos em termos de conhecimento, consciência e sensibilização foram novamente atingidos e as discussões de ampliação de nosso trabalho, principalmente junto à categoria metalúrgica, avançaram bastante e ações concretas neste sentido estão por vir”, declarou Jô Silva, Presidenta do Sindicato da Montagem da Baixada Santista.
O 11º Encontro do MetalMulheres também contou com palestras da Dra. Telma Rodrigues da Silva, advogada trabalhista que tratou do tema “Violência congtra a Mulher no Ambiente de Trabalho” e da Dra. Ester Branco, que tratou do tema “Misoginia”.
“Desde o início do MetalMulheres, a Federação dos Metalúrgicos tem apoiado as atividades do grupo que, para nossa satisfação, tem demonstrado um forte crescimento em termos de quantidade de participantes e qualidade nos trabalhos. Um número cada vez maior de sindicatos filiados têm sido atingidos pela importante pauta das questões que envolvem o mundo feminino e os problemas que ele enfrenta em nossa sociedade, particularmente na esfera do Trabalho”, comentou Eliseu Silva Costa, Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.
Leia também: Mulheres pedem mais inclusão durante reunião da IndustriALL