Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Bebedouro (SP): Comunicado para a imprensa e população em geral
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Força
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bebedouro representado pelo seu presidente srº. José Antonio Janotta vem por intermédio desta, esclarecer a População de Bebedouro, autoridades, imprensa falada e escrita sobre a veracidade dos fatos do encerramento parcial da empresa Fischer S/A - Comércio Indústria e Agricultura em Bebedouro.
No mês de setembro de 2008 chegou ao conhecimento do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bebedouro através de informações oficiosas de uma possível venda da unidade da Fischer S/A – Comércio Indústria e Agricultura de Bebedouro para o outro grupo do mesmo seguimento, a diretoria do sindicato através do seu presidente JOSE ANTONIO JANOTTA e o seu diretor administrativo EDSON CARDOSO, Junto com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Matão Srº. NELSON JOAQUIM DA SILVA e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Limeira, Srº. ARTUR BUENO DE CAMARGO que também ocupa os cargos de Vice Presidente da FETIASP – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo e Presidente da CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins esta bancada se reuniu com o Srº. Paulo Sérgio Calera Gerente de Recursos Humanos da empresa supracitada em questionamento sobre este assunto diz não ter conhecimento e negou veementemente a possível venda da unidade de Bebedouro. E disse que não via nem uma possibilidade de isto acontecer. Portanto nos causou supressa a atitude tomada pela empresa Fischer S/A – Comércio Indústria e Agricultura ao sermos procurados pelo Srº. Paulo Sérgio Calera, no dia 07 de fevereiro de 2009, para nos informar do fechamento parcial da unidade de Bebedouro, tal atitude nos deixou indignado com esta posição, sem que pudéssemos negociar com a referida empresa qualquer tentativa para que esta decisão não fosse tomada, pois esta decisão vem agravar e muito o tão combalido quadro de desemprego no nosso município. Estamos perdendo aproximadamente mais de 1.000 postos de trabalho diretos e indiretos, pois a empresa no encerramento da safra de 2008 demitiu 144 safristas e 14 efetivos no inicio do ano de 2009 e agora com o enceramento parcial das atividades mais 208 demissões. A empresa justifica que só optou pelo encerramento parcial da unidade de Bebedouro tendo como fator responsável o agravamento do setor da citricultura com a crise financeira global que estamos enfrentando neste momento tendo como fator a retração do mercado de suco concentrado nos paises e o auto custo do mesmo e para agravar mais a situação, toda a matéria prima adquirida pela empresa para a safra de 2009, será absorvida pela fabrica de Matão e ainda ficaria com uma capacidade operacional ociosa.
Diante deste fato, de pronto, o presidente convocou para uma reunião sua diretoria executiva e junto convocaram o Prefeito Municipal Srº. João Batista Bianchini e o Vice Prefeito e Diretor de Desenvolvimento Econômico Srº. João Gustavo Spido, para colocar a par desta decisão tomada pela empresa ao qual foi atendido de imediato e ambos prometeram aos presentes que não mediriam esforços para tentar resolver esta difícil situação.
O sindicato em contato com a FETIASP e a CNTA e a Força Sindical, já esta encaminhando o caso para o Ministro do Trabalho e Emprego Srº. Carlos Lupi, na segunda feira dia 09 de fevereiro na pessoa do Srº. MESQUIADES DE ARAÚJO presidente da FETIASP, Srº. ARTUR BUENO DE CAMARGO, presidente da CNTA e o Deputado Federal e Presidente da Força Sindical PAULO PEREIRA DA SILVA (Paulinho), solicitando ao Ministro para que interceda junto ao Excelentissimo Senhor Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da Republica para que o mesmo tome medidas em beneficio do setor da Citricultura.
O sindicato, Federação, Confederação e a Força Sindical, unidos estarão em contato permanente com a empresa em buscas de soluções com apresentações de propostas para que a unidade de bebedouro volte a funcionar.
Esta presidência bem como sua diretoria vem de pronto repudiar o desrespeito que a empresa Fischer S/A – Comércio Indústria e Agricultura, teve com esta instituição e principalmente com os trabalhadores da referida empresa dispensando os mesmos com uma fria carta recebida em sua residência trazendo um grande transtorno e desconforto para seus familiares.
O Sindicato se solidariza com as famílias prejudicadas e juntamente com as Autoridades Municipais, já está à procura de soluções que possam minimizar a aflição das famílias atingidas. E avisa a todos que a partir do dia 09 de fevereiro de 2009, estará à disposição dos funcionários desligados para orientar e esclarecer tudo o que for necessário.