Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Bento Gonçalves (MG): Cepromec-BG inicia atividades com boa procura por cursos
quarta-feira, 31 de março de 2010
Força
Inauguração do Centro Profissionalizante ocorreu no sábado (27), em Bento Gonçalves
O Centro Profissionalizante do Setor Metal-Mecânico e Material Elétrico de Bento Gonçalves (Cepromec-BG) inicia suas atividades com todos os elementos necessários para se concretizar como um exemplo de sucesso. O primeiro deles é o rol de parceiros que apoiam o Stimmme (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves), mentor do projeto, na iniciativa: Simmme (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves), poder público e iniciativa privada.
Essa rede de colaboração permitiu locar a estrutura de 350 m², equipá-la com laboratórios de informática, de auto-elétrica, de usinagem e de solda, além de salas para aulas teóricas, recepção e administração. São investimentos que ultrapassam a marca de R$ 400 mil. No Centro, professores com gabarito técnico e conhecimento sobre as exigências do mercado de trabalho terão como missão principal garantir a qualidade e eficácia da formação oferecida aos profissionais.
Boa procura
Outro aval importante já foi conferido pelos trabalhadores. O Cepromec-BG registra 170 alunos inscritos para os primeiros cursos. No programa inicial aparecem Informática Básica; Leitura e Interpretação de Desenho (LID); Metrologia; Operador e Programador de CNC; Solda Eletrodo; Solda MIG; Solda TIG e Relações Humanas. Algumas modalidades têm lista de espera para as próximas edições. No segundo semestre serão implementados cursos de Torno Mecânico, Fresa, Auto-elétrica, AutoCAD, Mecânica de automóveis e Montador de máquinas, além de outros específicos conforme solicitação das empresas parceiras.
Dois fatores explicam a grande mobilização verificada por parte dos trabalhadores. A primeira é a acessibilidade, consequência das condições facilitadas que o Stimmme oferece, como aulas nos três turnos e custo reduzido nas mensalidades. A cobrança visa apenas à supressão das despesas para o custeio da escola. Outro motivo é a carência por oportunidades de formação na região. ‘Claramente o trabalhador tem interesse em buscar conhecimento pois ele sabe que o futuro de sua carreira depende dos investimentos feitos em sua especialização. Com o Cepromec, estamos atendendo a uma necessidade fundamental do setor, que é a qualificação’, explica o presidente do Stimmme, Elvio de Lima.
A implantação do Centro Profissionalizante representa um marco no histórico de reivindicações conquistadas pelo Stimmme, de acordo com o coordenador do Centro, Denis Braum. ‘Cursos de capacitação e aperfeiçoamento são o caminho para construir uma carreira sólida e segura. É por isso que insistimos na questão da qualificação dos trabalhadores. Queremos formar profissionais aptos para atender às necessidades do segmento em qualquer tempo’, define.
Parcerias pelo emprego
A carência por trabalhadores com currículo diferenciado é uma constatação que também preocupa a indústria. Na ausência de profissionais locais devidamente preparados, as melhores vagas acabam preenchidas por mão-de-obra de outras regiões – e até países. Por isso a efetivação de uma parceria entre empregadores e empregados, como é o caso do Cepromec-BG, traz perspectivas de muitos avanços para toda a categoria, conforme o presidente do Simmme, Juarez Piva. ‘Investir em qualificação é uma das estratégias de gestão para superar a concorrência e permitir que as empresas continuem crescendo e gerando empregos. É motivo de grande orgulho ver a realização de um empreendimento que promove não só o acesso ao conhecimento, mas, sobretudo, qualidade de vida para o trabalhador’, disse.
Capital e trabalho
Esse reconhecimento da necessidade de o setor empregador incentivar e facilitar a qualificação dos trabalhadores é fundamental no processo de evolução do setor, na opinião do diretor da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Barbosa. ‘É preciso que todos assumam suas responsabilidades, em iniciativas de parceria, como essa do Cepromec, para termos a geração e ocupação de empregos com qualidade’, afirmou.
A unidade entre patrões e empregados é garantia de ganhos concretos, numa fórmula que deveria encontrar repetição em muitas outras regiões do país pelo fortalecimento de toda a categoria, segundo o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Flávio Zacher. ‘Torço para que sindicatos, trabalhadores e empresários aproveitem esse cenário de parcerias e façam desse projeto o primeiro de muitos outros em comum’, destacou.
Além do setor metalmecânico, também a comunidade colhe os benefícios de uma realização que prioriza a educação, conforme o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli. ‘Temos o dever de oferecer alternativas de formação e qualificação para quem não desfruta da facilidade de acesso, e o Cepromec cumpre muito bem essa missão’, disse.
Projeto pioneiro
Pioneiro na região, o Centro deve atender os trabalhadores representados pelo Stimmme em sua região de abrangência, que envolve 19 municípios do Nordeste do Estado. No primeiro ano de atuação, cerca de 500 alunos devem freqüentar os cursos oferecidos neste ano. No futuro, poderão ser desenvolvidas outras modalidades específicas, conforme as necessidades das indústrias. Com o apoio do Sindicato Patronal, parceiro do projeto, uma das metas é a criação de um balcão de empregos, facilitando a contratação de profissionais qualificados para as áreas de interesse.
Saiba mais
Informações sobre cursos e inscrições podem ser obtidas na sede do Cepromec-BG (Rua Ângelo Marcon, 320, bairro São Roque), ou pelo fone 3452.0610.