
Marcio Ferreira, presidente do Sindicato e da Federação dos Borracheiros
Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Borracheiros contestam projeto que visa proibir uso de pneus reformados
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
Força
Marcio Ferreira, presidente do Sindicato e da Federação dos Borracheiros
O projeto ainda está em fase inicial de tramitação, mas, se aprovado, as empresas de transporte terão um prazo de até 180 dias, a partir da publicação da lei, para se adequarem às novas exigências.
A Federação Nacional da Borracha (FENABOR) manifestou publicamente seu repúdio ao Projeto de Lei.
Em nota oficial, a FENABOR alerta para os graves impactos econômicos que a medida poderá causar, especialmente no setor de transporte de cargas, onde os pneus reformados representam um fator significativo na redução de custos operacionais, sendo superado apenas pelo combustível.
A entidade ressalta que a ressolagem de pneus no Brasil é amplamente regulamentada pelo INMETRO, garantindo a segurança e qualidade do processo, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, ao evitar o descarte precoce de pneus.
A FENABOR pede o arquivamento do projeto, destacando que o transporte rodoviário é essencial para o abastecimento e desenvolvimento do país, e que políticas desconectadas da realidade das estradas podem prejudicar gravemente o setor.
Confira a Nota de Repúdio em PDF
Leia também: Trabalhadores da Monte Líbano Brinquedos lutam por aumento real