
Borracheiros solidarizam-se: SINTRABOR e FENABOR realizam ato na Bridgestone de Santo André em solidariedade aos companheiros da Espanha ameaçados de demissão
Na tarde desta quarta-feira, 7 de maio, o Sindicato e a Federação dos Borracheiros, SINTRABOR e a FENABOR, realizaram um ato de protesto em frente à fábrica da Bridgestone, em Santo André (SP), em solidariedade aos trabalhadores da empresa na Espanha, que estão sob ameaça de demissões em massa.
O presidente de ambas as entidades, Márcio Ferreira, acompanhado por diretores do Sindicato e trabalhadores da unidade de Santo André, manifestou apoio aos sindicatos e aos trabalhadores e trabalhadoras espanhóis.
“Precisamos fortalecer nosso intercâmbio, a unidade da ação sindical e a solidariedade entre os trabalhadores, tanto no âmbito nacional quanto internacional, para intensificar a luta, fortalecer a negociação coletiva e defender os empregos em todas as fábricas da Bridgestone no mundo”, afirmou Márcio.
A multinacional japonesa pretende demitir 546 trabalhadores em duas fábricas — localizadas na Cantábria e no País Basco. A empresa alega queda na produção, dificuldades de competitividade e mudanças no mercado como justificativas.
Essas unidades produzem, principalmente, pneus para tratores, veículos agrícolas, ônibus e caminhões, e empregam cerca de 2.800 pessoas.
É importante destacar que a empresa tem adotado, em vários países, a mesma estratégia de transferir os efeitos da crise para os ombros dos trabalhadores, o que gera impactos econômicos e sociais graves para os operários e suas comunidades.
Leia também: Governo Federal promove seminário sobre igualdade e responsabilidade corporativa