Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Brasília (DF): Sociedade civil consegue primeiras vitórias na Confecom
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Força
As entidades da sociedade civil e empresários progressistas da comunicação conseguiram importantes avanços no segundo dia de Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), com a inclusão de propostas voltadas para a democratização da comunicação nas resoluções da Conferência, realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
Entre as propostas incluídas, com 80% de aprovação nos grupos de discussão realizados na quarta-feira, 16, estão a institucionalização da Confecom para continuidade da discussão de políticas públicas para o setor, a elaboração do plano nacional de comunicação, criação de ouvidorias nas empresas que gozam de concessão pública, a defesa da regulamentação das profissões relacionadas com a comunicação (incluindo o reconhecimento da necessidade de diploma para exercício do Jornalismo), defesa de uma nova lei de imprensa, acesso a banda larga para todos, entre outras.
Uma das propostas mais aplaudidas foi a criação do Conselho Nacional de Comunicação, com participação da sociedade civil, empresários e do Poder Público. Entre as atribuições do Conselho está a discussão de parâmetros de qualidade para o setor e a participação da sociedade na destinação das verbas públicas para o setor.
Tais resoluções são fruto da unidade da sociedade civil, empresários progressistas e parte do Poder Público, que, nos grupos de discussão, defenderam e votaram em bloco as propostas de interesse da maioria da população.
As demais propostas, que não alcançaram tal maioria, serão votadas no plenário ao longo desta quinta-feira. 17, a partir da disputa com os empresários.
A Força Sindical é representada na Conferência por jornalistas dos sindicatos dos metalúrgicos de Osasco e de São Paulo, Federação dos Químicos do Estado de São Paulo, Força Sindical e pelo dirigente do Sintetel (Sindicato dos Telefônicos de São Paulo) Marcos Milanez, secretário-geral do sindicato.