Caproni defende transição climática justa no G20, com empregos dignos e proteção aos profissionais da saúde frente aos impactos ambientais

Caproni defende transição climática justa para trabalhadores da saúde
Durante o evento preparatório do G20, Jefferson Caproni destacou a urgência de proteger os profissionais da saúde diante dos impactos climáticos no Brasil.
Presidente do SinSaúdeSP, Caproni participou de debate sobre transição justa e ressaltou a necessidade de políticas que unam inclusão, proteção social e sustentabilidade.
De acordo com ele, o Brasil já enfrenta os efeitos da crise climática, como o avanço de doenças tropicais que sobrecarregam o sistema público de saúde.
Além disso, Caproni alertou que os trabalhadores da saúde, principalmente os da linha de frente, precisam de proteção contra riscos biológicos e da formalização do trabalho.
Ele defendeu que a categoria seja incluída nos planos de adaptação e mitigação climática, tanto como agentes quanto como grupo vulnerável.
“Nesse sentido, o país precisa de políticas que garantam empregos dignos, protegidos e ambientalmente sustentáveis”, afirmou durante sua intervenção no painel temático.
Entre os dias 28 e 30 de julho, Caproni participa do L20 Summit 2025 como delegado oficial da Força Sindical e representante do Brasil.
Além de presidir o SinSaúdeSP, ele atua como diretor da Federação da Saúde e conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Vale destacar que o L20 é o grupo sindical do G20 e reúne lideranças para debater justiça social, crescimento inclusivo e direitos dos trabalhadores.
Por fim, a presença brasileira no fórum fortalece a articulação global pela valorização dos profissionais da saúde e sistemas mais resilientes às mudanças climáticas.
Leia também: Força Sindical reúne lideranças para preparar II Conferência do Trabalho