Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Catanduva (SP): Na próxima semana, Sinal inicia assembleias nas usinas
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Força
O Sindicato da Alimentação (Sinal) de Catanduva e região programou uma série de assembleias nas usinas de cana-de-açúcar da cidade e também da região.
As reuniões terão início no próximo dia 19 de maio, quarta-feira, um dia após a terceira rodada de negociações do setor, que será realizada na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo (Fetiasp).
A primeira unidade a ser visita será a Usina Cerradinho, pela manhã. À tarde, uma nova assembleia será realizada na empresa, desta vez, contando com a participação de sindicalistas das categorias dos motoristas, trabalhadores rurais, químicos e também da alimentação (campanha unificada).
No dia seguinte, dia 20 de maio, os sindicalistas do Sinal partem para assembleia na Usina São Domingos; dia 21 de maio, na Usina Catanduva; 22 de maio, na Usina São José da Estiva; e, finalmente, dia 24 de maio, na Usina Santa Isabel.
“Vamos informar os trabalhadores sobre o que foi discutido nessa terceira rodada, o que o sindicato patronal nos ofereceu, além da aplicação da inflação e de manter cláusulas já pré-existentes no acordo coletivo, como ficou decidido na reunião do último dia 11 de maio, em São Paulo”, explica o presidente do Sinal, João Agostinho Pereira.
Paralelo a isso, Pereira está elaborando as pautas para as negociações locais, que acontecerão de forma independente com cada usina e que devem ter início após o acordo estadual.
“Enviarei a pauta nos próximos dias. A partir do momento em que as empresas tomam conhecimento das reivindicações, começamos a conversar, mas, geralmente, tudo se resolve após o término da negociação estadual”, finaliza o sindicalista.