Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
16 ABR 2024

Imagem do dia

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário Na manhã desta terça-feira (16) dezenas de lideranças sindicais fizeram uma panfletagem para iniciar a divulgação da celebração do Dia do Trabalhador – 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais foi realizado, no Largo da Concórdia (Estação de Trem do Brás), em São Paulo SP. O evento, este ano, será realizado no Estacionamento da NeoQuímica Arena (Itaquerão – estádio do Corinthians), na Zona Leste da capital paulista, a partir das 10 horas. O 1º de Maio Unitário é organizado pelas centrais sindicais:

  • Central Única dos Trabalhadores (CUT);
  • Força Sindical;
  • União Geral dos Trabalhadores (UGT);
  • Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
  • Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST);
  • Central de Sindicatos do Brasil (CSB);
  • Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e
  • Pública – Central do Servidor
Este ano, o lema do 1º de Maio Unificado será “Por um Brasil mais Justo” e vai destacar emprego decente; correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público.

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

FEAAC e SEAACs promovem ação ambiental no Dia da Árvore

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Força

FEAAC e SEAACs promovem ação ambiental no Dia da Árvore

Foto: Arquivo ForçaAcompanhando as diretrizes de nossa central, a Força Sindical, que nas comemorações do 1º de Maio elegeu o tema "Os trabalhadores em Defesa do Planeta" como uma de suas prioridades, a FEAAC - Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo e os SEAACs - Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio associados promoveram, no Dia da Árvore, 21 de setembro, ações ambientais educativas em seis cidades do Estado: Americana, Araraquara, Campinas, Marília, Santos e Sorocaba.

Em todas as cidades os SEAACs, em parceria com escolas do ensino fundamental, promoveram a distribuição da cartilha "Preserve o Meio Ambiente – Ajude a plantar esta idéia", editada pela FEAAC, que fala da preservação das riquezas naturais e mostra como, em nossa dia-a-dia, podemos colaborar para diminuir o impacto da degradação ambiental.

Junto com as cartilhas os estudantes receberam sementes de ipê de jardim, árvore de pequeno porte e fácil plantio, juntamente com instruções de manejo das sementes e cuidados para que a árvore se desenvolva. Professores, alunos e dirigentes dos SEAACs debateram as questões ambientais e plantaram uma muda da árvore nas escolas. Segundo Lourival Figueiredo Melo, presidente da FEAAC, "a ação recebeu a total aprovação de educadores e pais e deve se repetir no ano que vem, passando a integrar o calendário oficial de atividades da FEAAC e dos SEAACs".

O evento nas cidades

Em Americana a atividade aconteceu no CIEP Milton Santos, no bairro Praia Azul. Foram entregues sementes a 140 crianças das quartas séries. Segundo a presidente do SEAAC, Helena Ribeiro das Silva, "os alunos escutaram atentos às informações sobre a preservação da natureza. Por meio da nossa práxis diária de conservação e conscientização é que temos que fazer a nossa parte, principalmente com ações educativas como esta, aproveitando-se uma data simbólica para ensinar as próximas gerações de que é possível aliar desenvolvimento sustentável e qualidade de vida, tudo isso numa aula de cidadania", afirmou Helena.Image

Depois do plantio da muda de ipê no jardim na escola as atividades não terminaram. O professor Ivan, de Ciências, continuou a passar instruções a respeito do plantio e manutenção da muda e das sementes, para que os alunos levassem uma lição de casa diferente e, por meio dela, deixassem o bairro mais arborizado.

Ainda segundo Helena "infelizmente, Americana é a cidade da região com menor índice de área verde por habitante. Devemos instruir e informar as próximas gerações para mudar essa realidade", completou Helena, que é também secretária da Mulher da Força Estadual SP.

Em Marília a principal atividade aconteceu na escola de educação infantil Jardim Encantado, com a presença da presidente do SEAAC de Marília e Região, Rosangela Aparecida Rodrigues, que é também diretora da Força Sindical Regional Marília. Ela destacou "o papel que toda entidade cidadã deve desempenhar, organizando ações voltadas ao meio ambiente e à qualidade de vida em nosso planeta." Participaram das atividades alunos do Pré II e III, além da educadora professora Adriana e da diretora Alessandra. A atividade em Marília mereceu o apoio da imprensa local, com a veiculação de matéria no Jornal da Manhã daquela cidade, no sábado, dia 22 de setembro.

Em Santos a diretora do SEAAC, Carmen Ianni, esteve na Escola Estadual Marquês de São Vicente, onde debateu com alunos e participou do plantio da muda de ipê. A atividade teve o total apoio da diretora da escola, professora Lila Martinez Ferreira. Para Carmen "a atividade foi recompensadora e deve se repetir ano que vem, pois é uma ação educacional e são as crianças que serão os responsáveis pelo nosso amanhã. A responsabilidade de todos nós é levar essa informação e formar em cada cidadão, em cada criança, essa tão necessária consciência ambiental", disse ela.Image

Em Araraquara a atividade contou com a participação do diretor do SEAAC Flávio César Ferreira Barreto e do presidente Italo José Rampani. A atividade aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonio Joaquim de Carvalho. Apoiaram a atividade, a diretora da escola, Gladys Teresinha Maroni Giazzi; a vice-diretora, Sonia Aparecida Belletti Cruz; a coordenadora pedagógica, Alexandra Gonçalves Ferreira, e a professora da 4ª séria A, Inês Adorni Rigueto. Para o presidente Ítalo Rampani "o SEAAC apoiará sempre que necessário esse tipo de atividade, pois esse é o papel de uma entidade sindical responsável". O diretor do SEAAC Flávio César Ferreira Barreto declarou que "estamos, com muita humildade, fazendo a nossa parte, dando a nossa contribuição. Uma entidade sindical moderna tem de estar atenta às demandas da sociedade, e a luta contra o aquecimento global é uma dessas demandas. Poder levar essa mensagem às crianças então é mais gratificante ainda. Ano que vem tem mais", declarou Flávio.Image

Em Sorocaba o SEAAC esteve na Escola Estadual Dr. Baltazar Fernandes, localizada na Vila Gabriel. Alunos das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries receberam as cartilhas e as sementes de ipê de jardim. Durante a entrega o presidente do Seaac, Artur Bordin, que é também Diretor Regional da Força, destacou como os alunos deveriam agir com pequenas contribuições em defesa do meio ambiente e a importância de se plantar uma árvore em nosso quintal, essas pequenas contribuições e algumas ações modestas se somadas a outras tantas, farão uma grande diferença para o nosso planeta. Diretor, professoras e alunos parabenizaram o SEAAC pelo importante ato e o compromisso com as atividades voltadas ao meio ambiente. "O SEAAC continuará a desenvolver diversas ações no sentido de preservarmos o meio ambiente e a qualidade de vida de todas as pessoas, faça sua parte nós do SEAAC já estamos fazendo a nossa", declarou Artur Bordin.Image

Em Campinas a ação aconteceu no Grupo Escolar Artur Securado e envolveu a entrega de 600 cartilhas e de 600 sementes de ipê de jardim aos estudantes do ensino fundamental, com o total apoio da direção da escola. Durante o ato a presidente do SEAAC de Campinas e Região, Elizabete Prataviera Rodrigues, falou nas salas de aula sobre a importância da campanha e como cada um pode auxiliar para a preservação do meio ambiente. Para Elizabete "o trabalho desenvolvido aqui é para nós uma obrigação. Não estamos apenas ensinando a plantar uma árvore, estamos ensinando essas crianças a lutarem por um mundo melhor no futuro, para eles e para seus filhos e netos. É um trabalho de conscientização gratificante, ao qual daremos continuidade em 2008," completou a presidente do SEAAC.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FEAAC

Últimas de Força

Todas de Força
86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre
Força 19 ABR 2024

86,1% dos reajuste salarias tiveram ganho real no primeiro trimestre

Vídeos 19 ABR 2024

Presidente da Força intensifica luta para fortalecer movimento sindical

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional
Força 19 ABR 2024

Em Brasília, sindicalistas debatem necessidades do setor elétrico nacional

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC
Força 19 ABR 2024

Eusébio Neto representa trabalhadores no Conselho do SENAC

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos
Força 19 ABR 2024

Sintrabor: Prometeon dificulta a antecipação de acordos coletivos

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor
Força 19 ABR 2024

Projeção de AFT para SP é reduzida; “não vamos abrir mão do contingente”, diz Cissor

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem
Força 19 ABR 2024

Sindsaúde na posse do Conselho Federal de Enfermagem

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%
Força 18 ABR 2024

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Servidores públicos debatem financiamento sindical
Força 18 ABR 2024

Servidores públicos debatem financiamento sindical

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)
Força 18 ABR 2024

Mobilização dos Portuários de Santos nesta quinta-feira (18)

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho
Força 18 ABR 2024

Seminário promove debate sobre o combate ao assédio eleitoral no trabalho

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva
Força 18 ABR 2024

Miguel e Chicão debatem fortalecimento da negociação coletiva

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024
Saúde e Segurança 18 ABR 2024

Prevenção de Acidentes do Trabalho: lançada a CANPAT 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais
Força 18 ABR 2024

Luiz Marinho e deputado Gastão recebem centrais sindicais

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília
Força 18 ABR 2024

Articulação para atualização do movimento sindical segue em Brasília

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal
Força 17 ABR 2024

Dia do Motociclista Profissional em debate no Senado Federal

Sindicalistas debatem temas relacionados à previdência propostos no GT do Setor Químico
Força 17 ABR 2024

Sindicalistas debatem temas relacionados à previdência propostos no GT do Setor Químico

Lideranças da Força Sindical se reúnem com delegação chinesa da ACFTU
Força 17 ABR 2024

Lideranças da Força Sindical se reúnem com delegação chinesa da ACFTU

Após conquistas, Sintrabor exalta organização nos locais de trabalho
Força 17 ABR 2024

Após conquistas, Sintrabor exalta organização nos locais de trabalho

Terceirizada some e unidade de Saúde em Guarulhos fica sem limpeza
Força 17 ABR 2024

Terceirizada some e unidade de Saúde em Guarulhos fica sem limpeza

Reunião do presidente Miguel e assessor jurídico da CNTM
Força 17 ABR 2024

Reunião do presidente Miguel e assessor jurídico da CNTM

Sindnapi reforça divulgação do 1º de Maio Unificado
Força 17 ABR 2024

Sindnapi reforça divulgação do 1º de Maio Unificado

Por que regulamentar a relação entre motoristas de veículos 4 rodas e empresas de aplicativos?
Força 17 ABR 2024

Por que regulamentar a relação entre motoristas de veículos 4 rodas e empresas de aplicativos?

Liberdade sindical sob a ótica dos atos antissindicais em debate
Força 16 ABR 2024

Liberdade sindical sob a ótica dos atos antissindicais em debate

Hoteleiros de Goiás debatem fortalecimento do movimento sindical
Força 16 ABR 2024

Hoteleiros de Goiás debatem fortalecimento do movimento sindical

Ato e Canto pela Vida será domingo (28); confira programação
Força 16 ABR 2024

Ato e Canto pela Vida será domingo (28); confira programação

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário
Imagem do dia 16 ABR 2024

Veja fotos do Lançamento do 1º de Maio Unitário

Portuários fazem mobilização no Porto de Santos, nesta quinta (18)
Força 16 ABR 2024

Portuários fazem mobilização no Porto de Santos, nesta quinta (18)

Faça a sua inscrição e participe do 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical
Força 16 ABR 2024

Faça a sua inscrição e participe do 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Presidente Miguel Torres ressalta importância do Intercâmbio Sindical Brasil e China
Força 16 ABR 2024

Presidente Miguel Torres ressalta importância do Intercâmbio Sindical Brasil e China

Aguarde! Carregando mais artigos...