Imagem do dia
[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"] Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"] Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.
"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."
Enviar link da notícia por e-mail
Força
FEAAC e SEAACs promovem ação ambiental no Dia da Árvore
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Força
Acompanhando as diretrizes de nossa central, a Força Sindical, que nas comemorações do 1º de Maio elegeu o tema "Os trabalhadores em Defesa do Planeta" como uma de suas prioridades, a FEAAC - Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo e os SEAACs - Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio associados promoveram, no Dia da Árvore, 21 de setembro, ações ambientais educativas em seis cidades do Estado: Americana, Araraquara, Campinas, Marília, Santos e Sorocaba.
Em todas as cidades os SEAACs, em parceria com escolas do ensino fundamental, promoveram a distribuição da cartilha "Preserve o Meio Ambiente – Ajude a plantar esta idéia", editada pela FEAAC, que fala da preservação das riquezas naturais e mostra como, em nossa dia-a-dia, podemos colaborar para diminuir o impacto da degradação ambiental.
Junto com as cartilhas os estudantes receberam sementes de ipê de jardim, árvore de pequeno porte e fácil plantio, juntamente com instruções de manejo das sementes e cuidados para que a árvore se desenvolva. Professores, alunos e dirigentes dos SEAACs debateram as questões ambientais e plantaram uma muda da árvore nas escolas. Segundo Lourival Figueiredo Melo, presidente da FEAAC, "a ação recebeu a total aprovação de educadores e pais e deve se repetir no ano que vem, passando a integrar o calendário oficial de atividades da FEAAC e dos SEAACs".
O evento nas cidades
Em Americana a atividade aconteceu no CIEP Milton Santos, no bairro Praia Azul. Foram entregues sementes a 140 crianças das quartas séries. Segundo a presidente do SEAAC, Helena Ribeiro das Silva, "os alunos escutaram atentos às informações sobre a preservação da natureza. Por meio da nossa práxis diária de conservação e conscientização é que temos que fazer a nossa parte, principalmente com ações educativas como esta, aproveitando-se uma data simbólica para ensinar as próximas gerações de que é possível aliar desenvolvimento sustentável e qualidade de vida, tudo isso numa aula de cidadania", afirmou Helena.
Depois do plantio da muda de ipê no jardim na escola as atividades não terminaram. O professor Ivan, de Ciências, continuou a passar instruções a respeito do plantio e manutenção da muda e das sementes, para que os alunos levassem uma lição de casa diferente e, por meio dela, deixassem o bairro mais arborizado.
Ainda segundo Helena "infelizmente, Americana é a cidade da região com menor índice de área verde por habitante. Devemos instruir e informar as próximas gerações para mudar essa realidade", completou Helena, que é também secretária da Mulher da Força Estadual SP.
Em Marília a principal atividade aconteceu na escola de educação infantil Jardim Encantado, com a presença da presidente do SEAAC de Marília e Região, Rosangela Aparecida Rodrigues, que é também diretora da Força Sindical Regional Marília. Ela destacou "o papel que toda entidade cidadã deve desempenhar, organizando ações voltadas ao meio ambiente e à qualidade de vida em nosso planeta." Participaram das atividades alunos do Pré II e III, além da educadora professora Adriana e da diretora Alessandra. A atividade em Marília mereceu o apoio da imprensa local, com a veiculação de matéria no Jornal da Manhã daquela cidade, no sábado, dia 22 de setembro.
Em Santos a diretora do SEAAC, Carmen Ianni, esteve na Escola Estadual Marquês de São Vicente, onde debateu com alunos e participou do plantio da muda de ipê. A atividade teve o total apoio da diretora da escola, professora Lila Martinez Ferreira. Para Carmen "a atividade foi recompensadora e deve se repetir ano que vem, pois é uma ação educacional e são as crianças que serão os responsáveis pelo nosso amanhã. A responsabilidade de todos nós é levar essa informação e formar em cada cidadão, em cada criança, essa tão necessária consciência ambiental", disse ela.
Em Araraquara a atividade contou com a participação do diretor do SEAAC Flávio César Ferreira Barreto e do presidente Italo José Rampani. A atividade aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonio Joaquim de Carvalho. Apoiaram a atividade, a diretora da escola, Gladys Teresinha Maroni Giazzi; a vice-diretora, Sonia Aparecida Belletti Cruz; a coordenadora pedagógica, Alexandra Gonçalves Ferreira, e a professora da 4ª séria A, Inês Adorni Rigueto. Para o presidente Ítalo Rampani "o SEAAC apoiará sempre que necessário esse tipo de atividade, pois esse é o papel de uma entidade sindical responsável". O diretor do SEAAC Flávio César Ferreira Barreto declarou que "estamos, com muita humildade, fazendo a nossa parte, dando a nossa contribuição. Uma entidade sindical moderna tem de estar atenta às demandas da sociedade, e a luta contra o aquecimento global é uma dessas demandas. Poder levar essa mensagem às crianças então é mais gratificante ainda. Ano que vem tem mais", declarou Flávio.
Em Sorocaba o SEAAC esteve na Escola Estadual Dr. Baltazar Fernandes, localizada na Vila Gabriel. Alunos das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries receberam as cartilhas e as sementes de ipê de jardim. Durante a entrega o presidente do Seaac, Artur Bordin, que é também Diretor Regional da Força, destacou como os alunos deveriam agir com pequenas contribuições em defesa do meio ambiente e a importância de se plantar uma árvore em nosso quintal, essas pequenas contribuições e algumas ações modestas se somadas a outras tantas, farão uma grande diferença para o nosso planeta. Diretor, professoras e alunos parabenizaram o SEAAC pelo importante ato e o compromisso com as atividades voltadas ao meio ambiente. "O SEAAC continuará a desenvolver diversas ações no sentido de preservarmos o meio ambiente e a qualidade de vida de todas as pessoas, faça sua parte nós do SEAAC já estamos fazendo a nossa", declarou Artur Bordin.
Em Campinas a ação aconteceu no Grupo Escolar Artur Securado e envolveu a entrega de 600 cartilhas e de 600 sementes de ipê de jardim aos estudantes do ensino fundamental, com o total apoio da direção da escola. Durante o ato a presidente do SEAAC de Campinas e Região, Elizabete Prataviera Rodrigues, falou nas salas de aula sobre a importância da campanha e como cada um pode auxiliar para a preservação do meio ambiente. Para Elizabete "o trabalho desenvolvido aqui é para nós uma obrigação. Não estamos apenas ensinando a plantar uma árvore, estamos ensinando essas crianças a lutarem por um mundo melhor no futuro, para eles e para seus filhos e netos. É um trabalho de conscientização gratificante, ao qual daremos continuidade em 2008," completou a presidente do SEAAC.