Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
15 JUL 2024

Imagem do dia

[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"]Centrais e ministro do Trabalho falam sobre igualdade salarial entre homens e mulheres Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"]Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.

"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".
O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.

Relatórios

Os relatórios elaborados, em parceria, pelo Ministério do Trabalho e das Mulheres apresentam um levantamento fornecido pelas empresas com as diferenças salarias dentro do quadro de funcionários. É “Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios” que serve de base para que o movimento sindical lutar para fazer valer a Lei da Igualdade. De acordo com a lei, empresas com 100 ou mais funcionários ficam obrigadas a divulgar a cada seis meses, em março e setembro, esses dados. Além de enviar os dados ao MTE, as empresas também devem publicar os relatórios em seus sites, nas redes sociais, ou fazendo por meio de canais que garantam a ampla divulgação para empregados, colaboradores e público em geral. Caso constatada a desigualdade salarial entre mulheres e homens, o MTE irá notificar a empresa, para que elabore, em 90 dias, um plano de ação com medidas a serem adotadas.

Governo

No encontro, o ministro Luiz Marinho citou os desafios enfrentados para garantir não apenas a igualdade salarial, mas também a igualdade de acesso às oportunidades.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.
A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."

A lei da igualdade

A lei estabelece diretrizes para que homens e mulheres tenham equiparação salarial no país. Ainda hoje, elas ganham cerca de 22% menos que homens nas mesmas funções, estão, em sua maioria, nas profissões com maior dificuldade de ascensão profissional, além de carregarem as reponsabilidades com os cuidados da casa e com filho, idosos, pessoas com deficiências, ou seja, exercem a chamada dupla jornada. Dados do Dieese mostram que, no mercado de trabalho, as mulheres ocupam apenas 45,8% dos cargos de Liderança. Considerando o recorte racial, mulheres negras representam apenas 9,5% destes cargos. A remuneração média das mulheres nesses cargos é 25% inferior à remuneração dos homens. Além disso, ao se analisar o recorte racial, verifica-se que a remuneração média das mulheres negras (pretas e pardas) é, em média, 38% inferior a remuneração do bancário branco do sexo masculino. Leia também: Setor de Serviços fica estável em maio, diz IBGE

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

FEAAC e SEAACs promovem ação ambiental no Dia da Árvore

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Força

FEAAC e SEAACs promovem ação ambiental no Dia da Árvore

Foto: Arquivo ForçaAcompanhando as diretrizes de nossa central, a Força Sindical, que nas comemorações do 1º de Maio elegeu o tema "Os trabalhadores em Defesa do Planeta" como uma de suas prioridades, a FEAAC - Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo e os SEAACs - Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio associados promoveram, no Dia da Árvore, 21 de setembro, ações ambientais educativas em seis cidades do Estado: Americana, Araraquara, Campinas, Marília, Santos e Sorocaba.

Em todas as cidades os SEAACs, em parceria com escolas do ensino fundamental, promoveram a distribuição da cartilha "Preserve o Meio Ambiente – Ajude a plantar esta idéia", editada pela FEAAC, que fala da preservação das riquezas naturais e mostra como, em nossa dia-a-dia, podemos colaborar para diminuir o impacto da degradação ambiental.

Junto com as cartilhas os estudantes receberam sementes de ipê de jardim, árvore de pequeno porte e fácil plantio, juntamente com instruções de manejo das sementes e cuidados para que a árvore se desenvolva. Professores, alunos e dirigentes dos SEAACs debateram as questões ambientais e plantaram uma muda da árvore nas escolas. Segundo Lourival Figueiredo Melo, presidente da FEAAC, "a ação recebeu a total aprovação de educadores e pais e deve se repetir no ano que vem, passando a integrar o calendário oficial de atividades da FEAAC e dos SEAACs".

O evento nas cidades

Em Americana a atividade aconteceu no CIEP Milton Santos, no bairro Praia Azul. Foram entregues sementes a 140 crianças das quartas séries. Segundo a presidente do SEAAC, Helena Ribeiro das Silva, "os alunos escutaram atentos às informações sobre a preservação da natureza. Por meio da nossa práxis diária de conservação e conscientização é que temos que fazer a nossa parte, principalmente com ações educativas como esta, aproveitando-se uma data simbólica para ensinar as próximas gerações de que é possível aliar desenvolvimento sustentável e qualidade de vida, tudo isso numa aula de cidadania", afirmou Helena.Image

Depois do plantio da muda de ipê no jardim na escola as atividades não terminaram. O professor Ivan, de Ciências, continuou a passar instruções a respeito do plantio e manutenção da muda e das sementes, para que os alunos levassem uma lição de casa diferente e, por meio dela, deixassem o bairro mais arborizado.

Ainda segundo Helena "infelizmente, Americana é a cidade da região com menor índice de área verde por habitante. Devemos instruir e informar as próximas gerações para mudar essa realidade", completou Helena, que é também secretária da Mulher da Força Estadual SP.

Em Marília a principal atividade aconteceu na escola de educação infantil Jardim Encantado, com a presença da presidente do SEAAC de Marília e Região, Rosangela Aparecida Rodrigues, que é também diretora da Força Sindical Regional Marília. Ela destacou "o papel que toda entidade cidadã deve desempenhar, organizando ações voltadas ao meio ambiente e à qualidade de vida em nosso planeta." Participaram das atividades alunos do Pré II e III, além da educadora professora Adriana e da diretora Alessandra. A atividade em Marília mereceu o apoio da imprensa local, com a veiculação de matéria no Jornal da Manhã daquela cidade, no sábado, dia 22 de setembro.

Em Santos a diretora do SEAAC, Carmen Ianni, esteve na Escola Estadual Marquês de São Vicente, onde debateu com alunos e participou do plantio da muda de ipê. A atividade teve o total apoio da diretora da escola, professora Lila Martinez Ferreira. Para Carmen "a atividade foi recompensadora e deve se repetir ano que vem, pois é uma ação educacional e são as crianças que serão os responsáveis pelo nosso amanhã. A responsabilidade de todos nós é levar essa informação e formar em cada cidadão, em cada criança, essa tão necessária consciência ambiental", disse ela.Image

Em Araraquara a atividade contou com a participação do diretor do SEAAC Flávio César Ferreira Barreto e do presidente Italo José Rampani. A atividade aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonio Joaquim de Carvalho. Apoiaram a atividade, a diretora da escola, Gladys Teresinha Maroni Giazzi; a vice-diretora, Sonia Aparecida Belletti Cruz; a coordenadora pedagógica, Alexandra Gonçalves Ferreira, e a professora da 4ª séria A, Inês Adorni Rigueto. Para o presidente Ítalo Rampani "o SEAAC apoiará sempre que necessário esse tipo de atividade, pois esse é o papel de uma entidade sindical responsável". O diretor do SEAAC Flávio César Ferreira Barreto declarou que "estamos, com muita humildade, fazendo a nossa parte, dando a nossa contribuição. Uma entidade sindical moderna tem de estar atenta às demandas da sociedade, e a luta contra o aquecimento global é uma dessas demandas. Poder levar essa mensagem às crianças então é mais gratificante ainda. Ano que vem tem mais", declarou Flávio.Image

Em Sorocaba o SEAAC esteve na Escola Estadual Dr. Baltazar Fernandes, localizada na Vila Gabriel. Alunos das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries receberam as cartilhas e as sementes de ipê de jardim. Durante a entrega o presidente do Seaac, Artur Bordin, que é também Diretor Regional da Força, destacou como os alunos deveriam agir com pequenas contribuições em defesa do meio ambiente e a importância de se plantar uma árvore em nosso quintal, essas pequenas contribuições e algumas ações modestas se somadas a outras tantas, farão uma grande diferença para o nosso planeta. Diretor, professoras e alunos parabenizaram o SEAAC pelo importante ato e o compromisso com as atividades voltadas ao meio ambiente. "O SEAAC continuará a desenvolver diversas ações no sentido de preservarmos o meio ambiente e a qualidade de vida de todas as pessoas, faça sua parte nós do SEAAC já estamos fazendo a nossa", declarou Artur Bordin.Image

Em Campinas a ação aconteceu no Grupo Escolar Artur Securado e envolveu a entrega de 600 cartilhas e de 600 sementes de ipê de jardim aos estudantes do ensino fundamental, com o total apoio da direção da escola. Durante o ato a presidente do SEAAC de Campinas e Região, Elizabete Prataviera Rodrigues, falou nas salas de aula sobre a importância da campanha e como cada um pode auxiliar para a preservação do meio ambiente. Para Elizabete "o trabalho desenvolvido aqui é para nós uma obrigação. Não estamos apenas ensinando a plantar uma árvore, estamos ensinando essas crianças a lutarem por um mundo melhor no futuro, para eles e para seus filhos e netos. É um trabalho de conscientização gratificante, ao qual daremos continuidade em 2008," completou a presidente do SEAAC.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FEAAC

Últimas de Força

Todas de Força
Mediação, Negociação Coletiva e Diálogo Social: experiência da Espanha é tema de live no MTE
Imprensa 16 SET 2024

Mediação, Negociação Coletiva e Diálogo Social: experiência da Espanha é tema de live no MTE

Projeto autoriza motorista de app a comprar veículo com FGTS
Imprensa 16 SET 2024

Projeto autoriza motorista de app a comprar veículo com FGTS

Basta de assédio eleitoral!
Força 16 SET 2024

Basta de assédio eleitoral!

Basta de assédio!
Artigos 13 SET 2024

Basta de assédio!

Estoque de empregos formais no setor privado atinge 44,4 milhões de vínculos em 2023
Imprensa 13 SET 2024

Estoque de empregos formais no setor privado atinge 44,4 milhões de vínculos em 2023

Governo quer extinguir o saque-aniversário do FGTS
Imprensa 13 SET 2024

Governo quer extinguir o saque-aniversário do FGTS

Reforma da Previdência dificulta a aposentadoria especial do frentista e reduz o valor do benefício
Força 13 SET 2024

Reforma da Previdência dificulta a aposentadoria especial do frentista e reduz o valor do benefício

Maior parque industrial do Brasil, SP puxa queda do setor em julho
Imprensa 13 SET 2024

Maior parque industrial do Brasil, SP puxa queda do setor em julho

Manu Chao canta: São Paulo Motoboy; música
Imprensa 13 SET 2024

Manu Chao canta: São Paulo Motoboy; música

Sindicalistas debatem ações na área de saúde do trabalhador
Saúde e Segurança 12 SET 2024

Sindicalistas debatem ações na área de saúde do trabalhador

Sindicalistas da Força fazem intercâmbio em São Petersburgo
Relações Internacionais 12 SET 2024

Sindicalistas da Força fazem intercâmbio em São Petersburgo

Indústria cria menos vagas de trabalho, mas paga salários mais altos
Imprensa 12 SET 2024

Indústria cria menos vagas de trabalho, mas paga salários mais altos

Câmara conclui votação da desoneração da folha de pagamento
Imprensa 12 SET 2024

Câmara conclui votação da desoneração da folha de pagamento

Trabalho noturno: SINPOSPETRO-RJ alerta para os direitos dos frentistas
Força 12 SET 2024

Trabalho noturno: SINPOSPETRO-RJ alerta para os direitos dos frentistas

Crédito consignado: INSS flexibiliza regras para concessão
Imprensa 12 SET 2024

Crédito consignado: INSS flexibiliza regras para concessão

TRF-6 confirma suspensão de relatório sobre transparência salarial
Imprensa 12 SET 2024

TRF-6 confirma suspensão de relatório sobre transparência salarial

Fórum Sindical dos Brics
Artigos 12 SET 2024

Fórum Sindical dos Brics

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio entre a população idosa
Artigos 11 SET 2024

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio entre a população idosa

Jovens e conservadores? A rebeldia manipulada
Artigos 11 SET 2024

Jovens e conservadores? A rebeldia manipulada

Projeto cria banco de empregos para a juventude
Imprensa 11 SET 2024

Projeto cria banco de empregos para a juventude

Sindicato dos Químicos de São Carlos e Região elege diretoria com ampla maioria
Força 11 SET 2024

Sindicato dos Químicos de São Carlos e Região elege diretoria com ampla maioria

Idosos correm mais riscos com a temperatura mais quente e ar seco
Força 11 SET 2024

Idosos correm mais riscos com a temperatura mais quente e ar seco

Frentistas recebem atendimento presencial em Resende
Força 11 SET 2024

Frentistas recebem atendimento presencial em Resende

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens
Força 10 SET 2024

Programa irá oferecer qualificação profissional para 15 mil jovens

13⁰ Fórum Sindical dos Brics: confira o discurso de Miguel Torres
Força 10 SET 2024

13⁰ Fórum Sindical dos Brics: confira o discurso de Miguel Torres

Campanha Salarial 2024: metalúrgicos de SP e Mogi mobilizados
Força 10 SET 2024

Campanha Salarial 2024: metalúrgicos de SP e Mogi mobilizados

85,3% das negociações salariais em julho ficam acima da inflação, mostra Dieese
Força 10 SET 2024

85,3% das negociações salariais em julho ficam acima da inflação, mostra Dieese

Capacitação de cipeiros: SINPOSPETRO-RJ abre curso a frentistas
Força 10 SET 2024

Capacitação de cipeiros: SINPOSPETRO-RJ abre curso a frentistas

Sindicalistas debatem energias renováveis e transição energética com vice-presidente Alckmin
Força 10 SET 2024

Sindicalistas debatem energias renováveis e transição energética com vice-presidente Alckmin

Sindnapi forma 20 alunos do curso de portaria no ES
Força 9 SET 2024

Sindnapi forma 20 alunos do curso de portaria no ES

Aguarde! Carregando mais artigos...