Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
FEQUIMFAR participa de debate sobre saúde e violência
sexta-feira, 28 de agosto de 2026
Força
Lideranças da FEQUIMFAR e dos Sindicatos filiados participaram, nesta quinta-feira, 27 de agosto, de debates sobre saúde mental, trabalho e violência contra mulheres trabalhadoras.
O Conselho Nacional do SESI realizou o encontro em São Paulo, reunindo diferentes setores para discutir prevenção, saúde e ambientes profissionais seguros para todos.
Além disso, o evento reuniu trabalhadores integrantes das Cipas, representantes de Recursos Humanos e profissionais das áreas de saúde de empresas e entidades sindicais participantes.
Representando os Químicos da Força, Jurandir Pedro de Souza participou das atividades como diretor financeiro da FEQUIMFAR e membro do Conselho Nacional do SESI.
Também participou Maria Auxiliadora dos Santos, secretária nacional de Políticas para Mulheres e Gênero da Força Sindical e presidente do STTI Instrumentos Musicais e Brinquedos.
Da mesma forma, João Scaboli, coordenador do Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR, acompanhou as discussões sobre prevenção, adoecimento e promoção da saúde laboral.
Além disso, participaram lideranças sindicais de Rio Claro, Jaguariúna, Marília, Itapetininga, Baixada Santista, Itatiba, Guarulhos, Bauru e dos setores de brinquedos e instrumentos musicais.
Durante a programação, especialistas e representantes institucionais abordaram saúde mental no trabalho, adoecimento psíquico, prevenção e estratégias voltadas à promoção da saúde dos trabalhadores brasileiros.
Nesse contexto, os participantes também discutiram violência contra a mulher e compartilharam experiências destinadas à prevenção e ao enfrentamento das agressões nos diferentes ambientes sociais.
Além disso, o ciclo apresentou iniciativas desenvolvidas por empresas, escolas e instituições para combater a violência e ampliar mecanismos de proteção e acolhimento às mulheres trabalhadoras.
Outro tema abordado envolveu os impactos provocados pela expansão das apostas on-line, especialmente sobre a saúde mental, situação financeira e convivência familiar dos trabalhadores brasileiros.
Dessa forma, os debates reforçaram a necessidade de integrar empresas, sindicatos, trabalhadores e instituições na construção permanente de ambientes profissionais mais seguros, saudáveis e livres de violência.
Por fim, a participação sindical fortaleceu o debate sobre políticas de prevenção, proteção às mulheres e promoção da saúde física e mental nos ambientes de trabalho.
Leia também: Químicos da Força iniciam Campanha Salarial 2026 em SP





























