Imagem do dia
[caption id="attachment_71821" align="aligncenter" width="1024"] Lançamento do livro 08 de janeiro com apoio das Centrais Sindicais[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Fequimfar realiza seminário de negociação coletiva em Praia Grande
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
Força
Fequimfar realiza seminário em Praia Grande para debater negociação coletiva e fortalecer direitos trabalhistas do setor químico, com participação do presidente da Força Sindical, Miguel Torres, na abertura do evento
Fequimfar realiza seminário de negociação coletiva em Praia Grande
A Federação dos Trabalhadores Químicos do Estado de São Paulo – Fequimfar, realiza nesta semana o Seminário de Negociação Coletiva do Setor Químico. O evento ocorre na Av. dos Sindicatos, 326, Vila Mirim, Praia Grande.
Com data-base em 1º de novembro, o evento marca o início da Campanha Salarial e Social dos mais de 130 mil trabalhadores do setor químico paulista, que envolve os profissionais dos segmentos químico, plástico, petroquímico, abrasivos, fertilizantes, cosméticos, tintas, vernizes e outros.
A abertura ocorreu na Colônia de Férias da Fequimfar, com a presença do presidente da Força Sindical, Miguel Torres, e diversas lideranças sindicais.
Presidente da Força Sindical, Miguel Torres, participa do Seminário realizado pela Fequimfar sobre negociação coletiva
De acordo com Miguel Torres, a troca de experiências entre os trabalhadores fortalece a negociação coletiva e aumenta a participação ativa da categoria em decisões estratégicas.
“O seminário reforça o compromisso da Fequimfar com a defesa do setor, garantindo que os trabalhadores participem ativamente das decisões que afetam seus direitos”, disse Miguel.
Sérgio Luiz Leite (Serginho), presidente da Fequimfar, destacou que a categoria permanece unida e mobilizada, buscando fortalecer negociações e assegurar avanços para todos os trabalhadores.
“Reafirmamos o compromisso de lutar por valorização profissional, melhores condições de trabalho e salários justos”, afirmou Serginho durante a abertura do evento.
O seminário reúne dirigentes sindicais, representantes de trabalhadores e especialistas para debater dados do DIEESE e informações do Grupo de Trabalho da Comissão de Negociação do Setor Químico..
Na sequência, os participantes analisaram os desafios do setor, definiram reivindicações da categoria e traçaram estratégias conjuntas para a Campanha Salarial 2025, visando ampliar mobilização em São Paulo.
A categoria aprovou a seguinte pré-pauta para 2025:
Reajuste salarial: aumento real de 3% + reposição integral da inflação (estimada em 5,03%).
Piso salarial de R$ 2.600,00.
PLR equivalente a dois pisos salariais.
Cartão alimentação de R$ 270,00.
Redução da jornada de trabalho.
Igualdade salarial entre mulheres e homens (Lei 14.611/2023).
Até 5 de outubro, sindicatos filiados, com apoio da FEQUIMFAR, CNTQ, Força Sindical, IndustriALL e ICM, realizarão assembleias em todo o estado.
No dia 6 de outubro, uma assembleia geral virtual avaliará os resultados. Caso a categoria aprove, os sindicatos entregarão a pauta ao setor patronal representado pelo CEAG 10.
Leia também: Metalúrgicos da Zapa Auto Peças debatem 40h e plebiscito em assembleia