Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Florianópolis (SC):Sindicalistas acertaram valor para mínimo de SC
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Força
Espremido entre os dois Estados do sul que possuem um salário regional, Santa Catarina busca a implantação do seu Mínimo Estadual. Após meses na tentativa de um diálogo com o governador Luis Henrique da Silveira, dirigentes sindicais seguiram para a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, onde receberam o apoio de Deputados Estaduais para o projeto que deve passar pelos parlamentares para ser aprovado.
Com a presença dos Deputados Estaduais Décio Góes (PT), Pedro Uczai (PT), Sargento Soares (PDT), Dirceu Dresch (PP), da secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dalva de Luca Dias e do presidente da Força Sindical de Santa Catarina, Osvaldo Mafra, centenas de trabalhadores lotaram o plenarinho Paulo Stuart Wrigth, na Assembléia Legislativa de SC. O objetivo era cobrar uma movimentação por parte do executivo para a criação do Salário Mínimo Estadual até o mês de novembro, que contou com o apoio da bancada de oposição da casa legislativa, que deverá votar a favor da criação logo o projeto seja enviado pelo executivo.
Segundo Mafra, o Piso Estadual ficou acertado em R$ 524,20 para toda Santa Catarina, ao contrário da proposta inicial que tinha como base vários valores, de acordo com cada região. “Com um único valor, poderemos chegar melhor a uma negociação final e finalmente aprovar o nosso Salário Mínimo Estadual”, disse. Uma próxima reunião com o governador Luiz Henrique da Silveira, marcada para o dia 3 do próximo mês, deverá cobrar agilidade no processo. “Queremos que o governador envie o projeto no mês de novembro, para ser votado ainda este ano. Se não sair, vamos às ruas e tornar pública a luta pelo nosso Piso Estadual”, finalizou Mafra.