Imagem do dia
[caption id="attachment_68591" align="aligncenter" width="2560"] Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rodônia[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Força Sindical participa do lançamento da Campanha de Liberdade Sindical das Américas
terça-feira, 1 de julho de 2008
Força
A Força Sindical participou, durante os dias 23 e 29 de junho, do Fórum Internacional de lançamento da Campanha de Liberdade Sindical das Américas. O evento, realizado no Paraguai, reuniu dirigentes sindicais das Américas e da Europa, dentre eles representantes da Força Sindical, CUT e UGT. O foco das discussões foi o trabalho decente e as práticas anti-sindicais adotadas no Paraguai.
Representando a Força Sindical, o secretário de Relações Internacionais, Nilton Neco, reafirmou a importância da Agenda Hemisférica do Trabalho Decente e a necessidade do diálogo social como forma de garantir a democracia. "É necessário que as entidades sindicais tenham autonomia, pois não há democracia sem liberdade sindical", destacou.
Nilton Neco ainda participou de audiência com o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, e com Blas Llano, que fará parte do governo como ministro da Justiça e Trabalho. Na ocasião foi reiterada a posição de fortalecimento dos sindicatos do Paraguai, com o objetivo de gerar mais empregos no país. O movimento sindical internacional tem o Paraguai sob mira, devido ao descumprimento de várias convenções da Organização Internacional do Trabalho – OIT, como o direito à liberdade sindical e à negociação coletiva, contidos nas convenções 87 e 98 da Organização.
Em sua visita ao Paraguai, Nilton Neco participou também do Congresso dos Trabalhadores Pesqueiros do Paraguai.