Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Guarulhos (SP): Ato por segurança no trabalho reúne 250 nos Metalúrgicos
segunda-feira, 9 de março de 2009
Força
Trabalhadores da ativa, pessoas afastadas por doença ou acidente, cipeiros, engenheiros do Trabalho e sindicalistas lotaram o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região sábado (7) para debater as doenças LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo). Houve palestra com a dra. Maria Maeno, médica do Trabalho da Fundacentro.
A médica recomendou que toda manifestação de LER/Dort seja comunicada aos órgãos públicos, mesmo quando atingir trabalhador informal. Segundo a dra. Maria, essa obrigatoriedade tem aumentado o registro de ocorrências. Ela conta: "em 2006, o INSS reconheceu 10.362 casos de LER, em 2008, houve 51.625 registros". A médica respondeu perguntas sobre a alta programada da Previdência e a dificuldade de se obter benefícios.
Autoridades – O evento contou também com a presença de Carlos Derman, vice-prefeito e secretário municipal de Saúde de Guarulhos, e do presidente da Fundacentro, Jurandir Bóia.
Sindicato – Para o presidente José Pereira dos Santos, o evento reforça os compromissos do Sindicato com a saúde do trabalhador. "O ambiente de trabalho tem de ser seguro, sem doenças, acidentes e mortes", diz Pereira. Segundo Elenildo Queiroz Santos, diretor de Saúde do Sindicato, o evento ampliou as parcerias. Ele afirma: "A presença do presidente da Fundacentro e do secretário Derman mostra que fizemos uma atividade produtiva, reforçando a luta contra doenças e acidentes."
O Sindicato pede que o trabalhador denuncie doenças e acidentes. Telefone 2463.5317, com Nildo ou Rodrigo.