Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

Guarulhos(SP): Sindiquímicos promove palestra sobre os 10 anos da Comissão de Conciliação Prévia

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Força

Guarulhos(SP): Sindiquímicos promove palestra sobre os 10 anos da Comissão de Conciliação Prévia

 Em iniciativa inédito o departamento jurídico do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos promoveu nesta terça-feira, dia 26 de outubro, a palestra sobre os “10 anos da Comissão de Conciliação Prévia Trabalhista” – Um incentivo à solução extrajudicial de conflitos com Sérgio Pinto Martins, Desembargador Federal do Trabalho do TRT da 2ª Região.

 

Ao dar início ao evento, Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da CNTQ, enalteceu a importância do tema para a resolução dos conflitos da área trabalhista e lembrou que a conciliação já é clausula prevista em Convenção Coletiva de Trabalho da categoria química e farmacêutico. “Já praticamos a Conciliação e destaco o resultado satisfatório que esta iniciativa traz para todos os envolvidos, sem conflitos judiciais e que demandam mais agilidade”, considerou.

Coordenadora do evento, a  Dra. Maria José Aguiar de Freitas, advogada do departamento jurídico do Sindicato, destacou que além das pautas sobre verbas rescisórias (aviso prévio, 13º salário, insalubridade, férias vencidas e proporcionais, entre outras), toda a matéria prevista em contrato de trabalho, pode ser tratada pela Comissão, o que demanda mais agilidade  em benefício do trabalhador. “A exemplo da Justiça do Trabalho que tem 50% das pautas judiciais julgadas em primeira instância frutos de acordos, recorrer a Comissão de Conciliação pode trazer inúmeros benefícios as partes, como resolução mais rápidas dos conflitos e outras garantias asseguradas em legislação”, falou. 

Ao explanar sobre o assunto e fazer um retrospecto da Comissão nestes 10 anos de atuação, o Desembargador  Federal Sérgio Pinto Martins lembrou que as Comissões de Conciliação Prévia têm como idéia básica o incentivo à solução extrajudicial mediante conciliação dos conflitos individuais de trabalho, a fim de diminuir as reclamações trabalhistas. “A conciliação prevê a proximidade  da solução de tais conflitos da realidade tanto do empregador como do empregado, uma vez que serão as próprias partes que a promoverão, auxiliadas pelos conciliadores representantes de cada uma delas”, disse.

 

O Desembargador enumerou também  alguns destaques da Conciliação:

A Lei 9.958/2000 acrescentou e alterou artigos à CLT, instituindo as Comissões de Conciliação Prévia e permitindo a execução de título extrajudicial na Justiça do Trabalho.

Referidas Comissões foram regulamentadas pela Portaria MTE 329/2002, posteriormente alterada pela Portaria MTE 230/2004.

 

Instituição

As empresas e os sindicatos podem instituir Comissões de Conciliação Prévia, de composição paritária, com representantes dos empregados e dos empregadores, com a atribuição de tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho.

As Comissões referidas poderão ser constituídas por empresa, grupos de empresas, por sindicato ou ter caráter intersindical (no âmbito de mais de um sindicato).

A Comissão conciliará exclusivamente conflitos que envolvam trabalhadores pertencentes à categoria profissional e à base territorial das entidades sindicais que as tiverem instituído.

 

 Composição

 

A Comissão instituída no âmbito da empresa será composta de, no mínimo, dois e, no máximo, dez membros.

 

Vantagens da solução extrajudicial dos conflitos

 

São várias as vantagens decorrentes da adoção de métodos alternativos de solução dos

conflitos:

• possibilidade de solução mais rápida dos conflitos trabalhistas;

• ação pedagógica de estímulo à negociação entre as partes;

• menor despesa para os envolvidos na demanda; e

• desafogamento da Justiça do Trabalho.

Cabe salientar, ainda, que a conciliação extrajudicial proporciona um ambiente e um clima adequados para o tratamento dos interesses presentes na controvérsia. Nela se trabalham possíveis alternativas para a convergência de interesses.

A conciliação não produz ganhadores nem perdedores, já que todos os interessados, devem ser favorecidos com o acordo produzido por eles mesmos.

Por outro lado, o produto desse consenso bilateral, que é o acordo produzido, torna-se

obrigatório para as partes, isto é, tem força de título executivo. Pode, assim, ser executado na Justiça do Trabalho, na hipótese de descumprimento.

 

Realizado no auditório do Sindiquímicos, o evento  foi prestigiado por  representantes das empresas da categoria, diretores da entidade, Alexandre Lucena da Brukcham, parceiro do Sindiquímicos e Arnaldo Pedace, gerente de relações sindicais trabalhistas da Sindusfarma.

          

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindiquímicos

Últimas de Força

Todas de Força
CNTQ reúne entidades filiadas para debater cenário nacional
Força 18 SET 2026

CNTQ reúne entidades filiadas para debater cenário nacional

Força Sindical reúne representantes de Santa Catarina
Força 18 SET 2026

Força Sindical reúne representantes de Santa Catarina

FEQUIMFAR debate setor químico e pautas dos trabalhadores
Força 18 SET 2026

FEQUIMFAR debate setor químico e pautas dos trabalhadores

Mutirão de assembleias mobiliza metalúrgicos por aumento real
Força 18 SET 2026

Mutirão de assembleias mobiliza metalúrgicos por aumento real

Sindnapi promove passeio cultural para associados no ES
Força 18 SET 2026

Sindnapi promove passeio cultural para associados no ES

Democracia e trabalho: o que está em jogo nestas eleições
Artigos 18 SET 2026

Democracia e trabalho: o que está em jogo nestas eleições

Atraso de pagamentos afeta atendimento médico em Mossoró
Força 18 SET 2026

Atraso de pagamentos afeta atendimento médico em Mossoró

Metalúrgicos SP intensificam Campanha Salarial 2026
Força 17 SET 2026

Metalúrgicos SP intensificam Campanha Salarial 2026

Sinpospetro RJ debate estratégias por avanços para a categoria
Força 17 SET 2026

Sinpospetro RJ debate estratégias por avanços para a categoria

Sindicalistas debatem conjuntura e mobilização dos hoteleiros
Força 17 SET 2026

Sindicalistas debatem conjuntura e mobilização dos hoteleiros

Centrais debatem conjuntura política e ações sindicais
Força 17 SET 2026

Centrais debatem conjuntura política e ações sindicais

FEQUIMFAR e FIP debatem eleições e desafios sindicais
Força 17 SET 2026

FEQUIMFAR e FIP debatem eleições e desafios sindicais

NOTA SOBRE A TAXA SELIC
Força 16 SET 2026

NOTA SOBRE A TAXA SELIC

Centrais ampliam combate ao assédio eleitoral no trabalho
Força 16 SET 2026

Centrais ampliam combate ao assédio eleitoral no trabalho

“Ocupar as ruas contra ameaça aos direitos”, convoca líder do Fórum de Mulheres das Centrais
Força 16 SET 2026

“Ocupar as ruas contra ameaça aos direitos”, convoca líder do Fórum de Mulheres das Centrais

Médicos de Mossoró e Assú recebem pagamentos de março e abril
Força 16 SET 2026

Médicos de Mossoró e Assú recebem pagamentos de março e abril

Químicos de Guaíra mobilizam categoria por reajuste real
Força 16 SET 2026

Químicos de Guaíra mobilizam categoria por reajuste real

Sintepav-BA amplia ações e diálogo nos locais de trabalho
Força 16 SET 2026

Sintepav-BA amplia ações e diálogo nos locais de trabalho

Sintrabor alerta sobre consignado oferecido pela Cogem
Força 16 SET 2026

Sintrabor alerta sobre consignado oferecido pela Cogem

Metalúrgicos SP avaliam campanha salarial e eleições de outubro
Força 15 SET 2026

Metalúrgicos SP avaliam campanha salarial e eleições de outubro

Fenepospetro lança Manifesto e defende unidade dos trabalhadores
Força 15 SET 2026

Fenepospetro lança Manifesto e defende unidade dos trabalhadores

Sinpospetro RJ orienta trabalhadores a denunciarem abusos
Força 15 SET 2026

Sinpospetro RJ orienta trabalhadores a denunciarem abusos

Encontro nacional fortalece políticas públicas de trabalho
Força 15 SET 2026

Encontro nacional fortalece políticas públicas de trabalho

Químicos de Suzano discutem pauta da Campanha Salarial
Força 15 SET 2026

Químicos de Suzano discutem pauta da Campanha Salarial

O assédio eleitoral nas relações de trabalho
Artigos 15 SET 2026

O assédio eleitoral nas relações de trabalho

Força Sindical debate conjuntura política com dirigentes
Força 14 SET 2026

Força Sindical debate conjuntura política com dirigentes

Nota de pesar – Artur Henrique, presente!
Força 14 SET 2026

Nota de pesar – Artur Henrique, presente!

IndustriALL debate futuro do setor energético na América Latina
Força 14 SET 2026

IndustriALL debate futuro do setor energético na América Latina

Comerciários se mobilizam por trabalhadores das Casas Bahia
Força 14 SET 2026

Comerciários se mobilizam por trabalhadores das Casas Bahia

Sintepav-BA garante apoio às famílias e emprego local
Força 11 SET 2026

Sintepav-BA garante apoio às famílias e emprego local

Aguarde! Carregando mais artigos...