Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Imprensa sindical em foco no 1º Encontro de Comunicação da CNTM
terça-feira, 17 de junho de 2008
Força
O 1º Encontro de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM/Força Sindical) foi aberto na manhã de hoje (16), em São Paulo, com a preocupação efetiva de fortalecer a Imprensa Sindical e melhorar a qualidade da mídia dos trabalhadores. O evento reúne cerca de 81 entidades, de 12 Estados brasileiros. A CNTM representa 1 milhão de trabalhadores.
O presidente da Confederação, Eleno Bezerra, abriu o evento conclamando os sindicalistas a fortalecerem seus setores de comunicação. O presidente da Força Sindical e deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho), do PDT, reforçou a idéia de que "a comunicação estratégica é indispensável na atuação sindical e política, principalmente no Congresso Nacional".
Palestras – A primeira palestra foi do consultor sindical João Guilherme Vargas Netto. Ele identificou a ausência do movimento sindical nos meios de comunicação e criticou: "Se os trabalhadores tem presença efetiva em todos os setores da economia nacional, por que não temos participação na mídia?".
O segundo palestrante, jornalista Paulo Henrique Amorim, condenou a absurda concentração da mídia que, segundo ele, está nas mãos de três grupos ou três famílias. Paulo Henrique afirmou: "O Brasil tem três grandes jornais, que são a Folha, O Globo e o Estado de S.Paulo. O Brasil possui três agências de notícias, que são a Agência Globo, a Agência Folha e a Agência Estado".
O evento prossegue nesta tarde. Amanhã, a palestra será do jornalista da Agência Sindical, João Franzin, que falará sobre os meios de comunicação sindical e como fortalecer na prática a imprensa dos trabalhadores. A palestra será às 9 horas.
Televisão – O programa Câmera Aberta Sindical desta quarta (17) vai debater o jornalismo sindical, mostrando também reportagem sobre o 1º Encontro de Comunicação da CNTM. O Câmera vai ao ar às 19 horas, na TV Aberta São Paulo, Net canal 9 e TVA canal 72. Além do apresentador João Franzin, participam Audálio Dantas, vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Leonardo Severo, assessor de comunicação da CUT; e José Augusto Camargo (Guto), presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.