Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Metalúrgicos de Guarulhos defendem o feriado do Dia da Consciência Negra
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Força
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região sempre defendeu o respeito ao feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, fixado em lei municipal (nº 5.950) aprovada pela Câmara em 15 de outubro de 2003.
O secretário-geral do Sindicato, Heleno Benedito da Silva, afirma: "É lei e um direito do trabalhador. Mas, antes de tudo, é uma data para aprofundar a consciência de todos sobre as desigualdades sociais". Ele avalia: "O negro ainda sofre muita discriminação, principalmente no mercado de trabalho. Por isso é importante lembrar a necessidade da luta permanente contra toda forma de exclusão".
Quarta passada (14), o Sindicato distribuiu boletim em defesa do respeito ao feriado, orientando os metalúrgicos da base sobre os direitos assegurados na Convenção Coletiva a quem trabalhar nesta data. O material informa que, em outros anos, a entidade recorreu à Justiça pleiteando o pagamento de horas extras (que é de 100%) para os trabalhadores das empresas que desrespeitaram a lei municipal.