Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Motoristas cegonheiros interrompem carregamento de veículos em São Bernardo
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Força
Cerca de mil motoristas de caminhão que transportam veículos no País interromperam o carregamento por volta das 11 horas da manhã de hoje (dia 9), em protesto contra a posição do Sindicato Nacional dos Cegonheiros (patrões) que permanece intransigente e se recusa a abrir o mercado de transporte de veículos.
Hoje, o transporte de veículos que saem das fábricas é feito da seguinte forma: as montadoras contratam as transportadoras, que têm caminhões próprios e também utilizam os serviços de microempresários (pessoas que têm poucos caminhões) para atender a demanda e transportar a carga para os diversos Estados. Para poder fazer este trabalho, os microempresários precisam ser filiados ao Sindicato patronal.
Os filiados do Sindicato dos Motoristas Cegonheiros de São Bernardo (Simoc) fundaram a Cooperativa Coopermocatter e se dispuseram a disputar as vagas cedidas aos microempresários. No entanto, o Sindicato patronal se recusa a negociar parte destas vagas.
A paralisação será por tempo indeterminado em protesto contra o cartel formado em São Bernardo. Existem denúncias na Procuradoria Geral da República contra os que acreditam serem os donos do setor.