Imagem do dia
[caption id="attachment_68591" align="aligncenter" width="2560"] Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rodônia[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Nota do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo sobre a taxa Selic
quarta-feira, 11 de março de 2009
Força
O Banco Central perdeu a oportunidade de dar ao setor produtivo brasileiro um incentivo à retomada dos investimentos. A redução da taxa Selic, em 1,5 ponto percentual, é irrisória, não estimula a economia nacional e frustra a expectativa dos trabalhadores, que estão sendo demitidos ou tendo que abrir mão de parte dos salários para manter os seus empregos.
Infelizmente, nem a queda do PIB, em 3,6% no último trimestre de 2008, foi suficiente para sensibilizar o Copom para a necessidade de se promover uma baixa drástica dos juros.
Precisamos viabilizar o crédito e o Copom precisa se reunir em intervalos mais curtos e acelerar a trajetória de queda dos juros para que possamos fortalecer o mercado interno, estimular o consumo e afastar os efeitos da crise financeira.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes vai continuar protestando e pressionando o governo a baixar os juros a níveis compatíveis com a realidade das condições de vida da população brasileira.
Miguel Torres
presidente do Sindicato dos Metalúrgicos SP