Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

Miguel Torres na OIT: Lutamos pelo fim do trabalho escravo e dos golpismos no Brasil

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Força

Miguel Torres na OIT: Lutamos pelo fim do trabalho escravo e dos golpismos no Brasil

OIT: Miguel Torres defende fortalecimento das negociações coletivas

Miguel Torres na OIT: Lutamos pelo fim do trabalho escravo e dos golpismos no Brasil

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, fez um discurso durante Cúpula da Coalizão sobre a Justiça Social, na 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, no Palácio das Nações Unidas, em Genebra. Torres é o delegado titular dos trabalhadores do Brasil na Conferência.

Miguel Torres na OIT

O sindicalista afirmou que os trabalhadores querem o fim do trabalho escravo, e o fim do golpismo em nosso país.

Em seu discurso, o dirigente sindical afirmou que os trabalhadores brasileiros consideram o relatório sobre o novo contrato social e a iniciativa sobre a coalizão global pela justiça social muito oportunos, consistentes e coerentes, em conformidade com os objetivos fundacionais da OIT.

O discurso de Miguel Torres na OIT alerta ainda que apesar dos avanços científicos e tecnológicos, o desemprego, a miséria, a pobreza e a desigualdade social continuam.

“Estes fatores desempenham um papel extremamente prejudicial à democracia, ao desenvolvimento sustentável e à paz, principalmente nos países mais pobres e em desenvolvimento”, acrescentou o sindicalista.

O líder sindical disse ainda que, diante deste cenário, os trabalhadores, continuam na luta pela manutenção e ampliação dos direitos e conquistas, pelo diálogo social, o trabalho decente, o fortalecimento da democracia e a justiça social.

Ele agradeceu, em nome de todos os trabalhadores brasileiros o empenho do governo do presidente Lula para melhorar as condições de vida dos trabalhadores, das trabalhadoras e da população brasileira.

“Juntos reconquistamos a política de valorização do salário mínimo, que promove distribuição de renda, reduz a pobreza e gera inclusão social.” – Miguel Torres na OIT

O sindicalista ressaltou a conquista da lei de igualdade salarial entre mulheres e homens nos locais de trabalho na mesma função, sancionada pelo presidente Lula. Destacou a atuação do ministro Luiz Marinho, na promoção do diálogo social e o fortalecimento das negociações coletivas, além do trabalho, e atuação contra as práticas antissindicais das empresas no brasil exercido pela  Justiça do Trabalho, pelo Ministério Público do Trabalho e pela Conalis.

Confira a seguir a íntegra do discurso:

112ª conferência internacional do trabalho da oit 2024

Discurso do sr. Miguel torres, presidente da Força Sindical e delegado titular dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Discurso realizado presencialmente.

“Para nós trabalhadores e trabalhadoras, só a luta faz a lei, e garante a democracia”!

Senhor presidente Alexei Buzu.

Em nome dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, as centrais sindicais Força Sindical, CUT, UGT, Nova Central, CSB e CTB, saudamos e parabenizamos o senhor Gilbert Houngbo, diretor-geral da OIT, por sua liderança, pelo importante relatório sobre o novo contrato social e pela iniciativa do debate sobre a coalizão global pela justiça social.

Saudamos e cumprimentamos os delegados, delegadas, convidados e autoridades.

Uma saudação especial ao sr. Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e à bancada dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e do mundo!

Senhor diretor-geral, consideramos o relatório sobre o novo contrato social e a iniciativa sobre a coalizão global pela justiça social muito oportunos, consistentes e coerentes, em conformidade com os objetivos fundacionais da OIT.

Apesar dos avanços científicos e tecnológicos, o desemprego, a miséria, a pobreza e a desigualdade social continuam e desempenham um papel extremamente prejudicial à democracia, ao desenvolvimento sustentável e à paz, principalmente nos países mais pobres e em desenvolvimento.

Neste sentido, os trabalhadores, continuam na luta pela manutenção e ampliação dos direitos e conquistas, pelo diálogo social, o trabalho decente, o fortalecimento da democracia e a justiça social.

Temos profunda preocupação com as tensões geopolíticas e os conflitos armados em vários países do mundo, por que representam uma grave ameaça à paz mundial, cujas vítimas, sempre são os trabalhadores e a população civil inocente.

A ONU e a comunidade internacional precisam fazer todos os esforços necessários para a solução diplomática dos conflitos, antes que guerras por procuração se transformem em confrontos diretos de consequências imprevisíveis entre as nações.

Senhores e senhoras.

As mudanças climáticas também são um assunto igualmente importante e preocupante para os trabalhadores e a população. O aquecimento global já afeta gravemente o Brasil e a maioria dos países.

As diversas tragédias com desastres naturais nos últimos anos, em vários países, não deixam dúvidas que as mudanças climáticas têm ocorrido de forma cada vez mais intensas em razão da ação humana.

No Brasil, o estado do Rio Grande do Sul vive a pior tragédia climática da sua história. O movimento sindical, a classe trabalhadora e o povo brasileiro têm implementado ações de solidariedade efetiva ao povo gaúcho neste momento difícil, de grande comoção nacional.

Aproveitamos esta plenária da OIT, no palácio das Nações Unidas, para reforçar todo nosso apoio e solidariedade à população do Rio Grande do Sul e a todas as pessoas atingidas por desastres e tragédias climáticas no mundo.

Entendemos que é o momento oportuno para assumirmos os devidos níveis de responsabilidade, para evitarmos o pior. Precisamos garantir o futuro das novas gerações. Vamos receber de braços abertos todos os delegados, delegadas e convidados da próxima COP30 – 2025 no Brasil.

Senhor presidente, manifestamos nosso apoio às propostas de um novo contrato social e estamos à disposição para contribuir no debate e implementação da coalizão global pela justiça social.

Esperamos que propostas como estas fortaleçam de fato o diálogo social, o tripartismo, a negociação coletiva, a organização sindical e a democracia. O Brasil avança num processo de mudanças positivas, ainda que devagar.

Posturas e ações negativas com ataques e perseguições contra os trabalhadores por parte de setores do conservadorismo e das elites, têm impedido avanços mais significativos em nosso país.

Agradecemos o governo do presidente Lula por todos os esforços para melhorar as condições de vida dos trabalhadores, das trabalhadoras e da população brasileira. Juntos reconquistamos a política de valorização do salário mínimo, que promove distribuição de renda, reduz a pobreza e gera inclusão social.

Conquistamos também em lei sancionada pelo presidente Lula, a igualdade salarial entre mulheres e homens nos locais de trabalho na mesma função. Vale destacar a atuação do ministro Luiz Marinho, promovendo o diálogo social e o fortalecimento das negociações coletivas.

Destacamos também atuação da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, e a  Conalis, pelo trabalho, e atuação contra as práticas antissindicais das empresas no brasil.

Estamos enfim em uma grande jornada de lutas e conquistas no brasil pelo desenvolvimento sustentável com trabalho decente para todos.

Nos trabalhadores clamamos pela paz, a justiça social e solidariedade no mundo!

Senhor, presidente, ontem um representante empresarial do setor do agronegócio da ultra direita pediu o fim do governo lula.

Nós trabalhadores queremos é o fim do trabalho escravo, e o fim do golpismo em nosso país.

Viva a democracia, a paz, a classe trabalhadora e todos os povos do mundo!

A luta faz a lei, e garante a democracia.

Muito obrigado!

Veja o vídeo:

Flickr: Veja mais fotos no Flickr

Últimas de Força

Todas de Força
Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores
Força 26 AGO 2026

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo
Força 26 AGO 2026

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1
Força 26 AGO 2026

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão
Força 25 AGO 2026

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas
Força 25 AGO 2026

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 25 AGO 2026

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU
Força 25 AGO 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical
Força 25 AGO 2026

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente
Força 25 AGO 2026

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias
Força 25 AGO 2026

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado
Força 25 AGO 2026

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil
Força 24 AGO 2026

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 24 AGO 2026

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan
Força 24 AGO 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF
Força 21 AGO 2026

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó
Força 20 AGO 2026

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1
Força 20 AGO 2026

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28
Força 20 AGO 2026

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas
Força 19 AGO 2026

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal
Força 18 AGO 2026

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical
Força 18 AGO 2026

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical

Metalúrgicos garantem PLR 2026 na Adelco e Cinpal
Força 18 AGO 2026

Metalúrgicos garantem PLR 2026 na Adelco e Cinpal

Sindest defende separação entre finanças e gestão em Santos
Força 18 AGO 2026

Sindest defende separação entre finanças e gestão em Santos

Sindicato dos Eletricitários SP sorteia benefícios e amplia parcerias
Força 18 AGO 2026

Sindicato dos Eletricitários SP sorteia benefícios e amplia parcerias

Jerônimo Rodrigues e Sintepav-BA acompanham obras no Rio Jequitinhonha
Força 18 AGO 2026

Jerônimo Rodrigues e Sintepav-BA acompanham obras no Rio Jequitinhonha

Metalúrgicos SP apresentam pauta salarial no dia 28
Força 18 AGO 2026

Metalúrgicos SP apresentam pauta salarial no dia 28

Sinpospetro RJ garante pagamentos atrasados na rede Metta
Força 17 AGO 2026

Sinpospetro RJ garante pagamentos atrasados na rede Metta

Sindicalistas debatem estratégias para eleições de 2026
Força 17 AGO 2026

Sindicalistas debatem estratégias para eleições de 2026

Seminário debate relações do trabalho no transporte
Força 17 AGO 2026

Seminário debate relações do trabalho no transporte

Sindec-POA inaugura Sindec Delas: acolhimento e proteção às mulheres
Força 17 AGO 2026

Sindec-POA inaugura Sindec Delas: acolhimento e proteção às mulheres

Aguarde! Carregando mais artigos...