Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Osasco (SP): Metalúrgicos de Osasco e região elegem nova diretoria nesta terça e quarta-feira
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Força
As eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região acontecem amanhã, 2, e quarta-feira, 3. Somente uma chapa, a chapa1 encabeçada pelo atual presidente Jorge Nazareno, está inscrita no processo eleitoral.
Todos os metalúrgicos que estejam em condição de voto podem exercer esse direito. A entidade disponibiliza urnas na sede (em Osasco) e em suas subsedes (nos municípios de Taboão da Serra, Barueri e Cotia). Também haverá urnas itinerantes nas empresas com mais de 30 metalúrgicos em condição de voto.
A apuração dos votos acontece na própria quarta-feira, 3, no clube de lazer da categoria, o Metalclube, a partir das 18h.
Chapa 1 – Além do atual presidente, Jorge Nazareno, a chapa 1 é composta por novos e antigas lideranças da categoria. Uma delas é a atual secretária-geral (que tenta se reeleger), Mônica Veloso, que foi a primeira mulher a presidir o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), coordena a Associação Eremim e é secretária Nacional de Direitos Humanos da Força Sindical.
Em sua composição, a chapa leva ainda em consideração a questão de gênero e raça, com a presença de mulheres e negros; além da diversidade etária, com aposentados e jovens, que irão contribuir com a definição de políticas e ações para o conjunto da categoria e também para esses grupos de trabalhadores, em específico.
Outra preocupação da chapa é com o fortalecimento da representação no local de trabalho, com a eleição de delegados sindicais, metalúrgicos que contribuirão com a busca de melhorias das condições de trabalho nas empresas. Hoje são 41 delegados.
Sindicato – O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região representa cerca de 40 mil metalúrgicos que trabalham em fábricas situadas em 12 municípios da região Oeste da Grande São Paulo.
Além do expressivo número de trabalhadores, a entidade é importante devido ao seu trabalho voltado para a comunidade, com o Espaço da Cidadania – que busca a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho – e com a Associação Eremim – que, em nove anos de atividade, já chegou a 3.400 crianças e jovens e 680 famílias moradoras do bairro Rochdale, em Osasco, com ações educacionais e de geração de renda.
O Sindicato participa ainda de fóruns e conselhos municipais, estaduais e nacionais, incluindo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no qual o presidente Jorge Nazareno defende os interesses do conjunto dos trabalhadores.