Imagem do dia

Enviar link da notícia por e-mail
Força
Panfletagem ressalta conquista da isenção do IR
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Força
Panfleto ressalta conquista da isenção do Imposto de Renda, explica impactos no salário e destaca a força da mobilização sindical

Panfletagem ressalta conquista da isenção do IR – Foto: Jaélcio Santana
VEJA MAIS FOTOS NO FLICKR DA FORÇA SINDICAL
Lideranças das centrais sindicais realizaram panfletagem na Estação Brás do Metrô, na manhã desta quarta-feira (4) para informar, mobilizar e celebrar a conquista da isenção do Imposto de Renda, resultado direto da luta sindical.
Além disso, durante a atividade os sindicalistas explicaram os impactos no salário e reforçaram que o movimento sindical pressionou governo e Congresso pela aprovação da Lei.
Os dirigentes destacaram que direitos não caem do céu, exigem organização permanente e presença sindical diariamente para fortalecer a consciência política dos trabalhadores.
Além da panfletagem realizada hoje, a agenda unificada das centrais sindicais, prevê diversas mobilizações em todo o país que seguirá nos próximos meses e terá como ponto alto o 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.
Em São Paulo, será realizada nesta quinta-feira (5), um ato, às 8h, na porta da MWM Motores, na Avenida das Nações Unidas, nº 22.002, em Jurubatuba, Santo Amaro.
O segundo ato será às 10h30, na empresa Baxter Hospitalar, na Avenida Eusébio Stevaux, 2555, Jardim Campo Grande.
O objetivo é fortalecer a organização da classe trabalhadora, ampliar o diálogo com a base e avançar na luta por direitos, valorização do trabalho, justiça social e um sistema tributário mais justo.
“A isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil representa uma conquista relevante, inserida em uma luta mais ampla por um país menos desigual e com mais dignidade para quem vive do trabalho”, avaliam as lideranças das centrais sindicais.
A partir de janeiro, trabalhadores e trabalhadoras que ganham até 5 mil reais passaram a ter isenção total do Imposto de Renda.
Além disso, a redução da alíquota para quem recebe até 7.350,00 reais que fortalece a capacidade de consumo das famílias, mais dinheiro no bolso dos trabalhadores e trabalhadoras contribuindo para a distribuição de renda.
A ampliação da isenção foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula, cumprindo um compromisso assumido com as Centrais Sindicais.
“Essa conquista é fruto da mobilização de sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, que reafirmaram que a organização coletiva influencia decisões políticas e impulsiona avanços sociais no Brasil”, destaca Miguel Torres, Presidente da Força Sindical.
Leia também: Crise no setor químico pauta encontro de sindicalistas com Alckmin





























