O curso voltado para o fortalecimento da atuação de novas lideranças sindicais, foi iniciado no ano passado e teve como objetivo preparar os mais de 90 dirigentes sindicais para enfrentar os desafios políticos e sindicais.
“Estamos formando novos líderes para enfrentar os desafios nos locais de trabalho, nos municípios, estados, no Brasil e no mundo. Lideranças comprometidas com a defesa dos direitos trabalhistas, fortalecimento da estrutura sindical, igualdade salarial e a democracia”, afirmou Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical.
O curso teve a coordenação pedagógica de Angélica Lourenço e contou com programação que abordou diversos temas, incluindo a história do movimento sindical e das greves no país, a relação entre política, desigualdade e meritocracia.
Também foram debatidas as origens do capitalismo no Brasil, tópicos sobre desenvolvimento econômico, industrialização e mercado de trabalho.
Outros temas incluíram negociação coletiva, cláusulas da convenção coletiva, e os impactos das fake news e do discurso de ódio na comunicação e democracia.
As aulas foram ministradas pelos assessores da FEQUIMFAR César Augusto de Mello, Amilcar Albieri Pacheco, Daniel Ferrer e Amanda de Paula Augusto.
Leia também: Revisão da vida toda: temos uma nova esperança