Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Salvador (BA): Greve da Construção Pesada deve terminar hoje
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Força
A greve dos trabalhadores da construção pesada deve terminar hoje, após assembleia com a categoria, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav), no canteiro de obras da Via Expressa, localizado na Rótula do Abacaxi, às 8h. A greve que teve início no dia 15 de abril completou 21 dias ontem e atingiu as principais obras no Estado da Bahia.
Entre as obras que foram paralisadas encontram-se a Via Expressa (Rótula do Abacaxi), o Emissário Submarino, o Canal do Imbui, entre outras. No interior, obras de decapeamento de mineração, estrada e rodagens, a Via Bahia, ferrovias, projetos de irrigação e a Barragem de Gasparino, tiveram suas atividades paralisadas. Na capital as empresas OAS, CNO, Realeza, CCM, NM, Campbel, Pejota, M. Dias Branco, estão com suas obras paralisadas, totalizado mais de 20 obras. No interior, existem mais de 40 obras paralisadas, totalizando mais de 30 mil trabalhadores em greve em todo o Estado.
Histórico – No total ocorreu sete rodadas de negociação entre o Sintepav e o patronal (nos dias 11/03, 16/03, 24/03, 30/03, 12/04, 14/04 e 28/04). A primeira manifestação da categoria ocorreu no dia 13 de abril e contou com a participação de aproximadamente 600 trabalhadores que realizaram uma caminhada da Rótula do Abacaxi até o Campo da Pólvora. No dia 22 de abril ocorreu a segunda manifestação com a presença de aproximadamente 700 trabalhadores. Durante a manifestação os trabalhadores paralisaram o trânsito e saíram do canteiro de obras da Via Expressa, localizado na Rótula do Abacaxi, sentido Sete Portas. A manifestação foi encerrada no Aquidabã com uma assembleia realizada pelo presidente do Sintepav, Bebeto Galvão.