Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Salvador (BA): Por um mundo mais justo e igualitário
sábado, 30 de janeiro de 2010
Força
Com o tema Da Bahia a Dakar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania, teve início na manhã desta sexta-feira (29) em Salvador, o Fórum Social Mundial Temático Bahia (FSMT-BA), pela primeira vez realizado na capital baiana. Até domingo (31), chefes de Estado da América Latina e África e representantes da sociedade civil debatem temas como crise econômica, reforma agrária, agricultura familiar, educação, desenvolvimento, racismo, direitos humanos, trabalho e justiça social. Com o FSMT-BA, pretende-se definir uma agenda política dos movimentos sociais.
Dentre os inúmeros debates ocorridos na manhã de hoje, destaque para a mesa Mulher: crise econômica e emancipação, que discutiu a emancipação da mulher no século XXI, bem como a sua participação no desenvolvimento econômico do Brasil e do mundo. Participaram dos debates Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia e representante do Comitê Facilitador do Fórum; políticos baianos como Lídice da Matta, Olívia Santana, Alice Portugal; a juíza Luizlinda Valois, dentre outros. Nair Goulart destacou os impactos negativos da crise sobre as mulheres. "Com a crise econômica, as mulheres foram demitidas primeiro, foram as primeiras a ter os salários reduzidos", disse. A sindicalista ressaltou a necessidade de se pensar políticas públicas para que as mulheres tenham uma maior inserção no Congresso Nacional.
Na parte da tarde, Nair Goulart coordenou a mesa Mudanças Climáticas Pós-Copenhagen e Soberania Energética, formada por Rubens Born, Christophe Ventura, Júlio Rocha, dentre outros.