Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Santos (SP): Sem acordo com Embraport, portuários ainda ocupam navio
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Força
Paulo Passos
|
Após intensa negociação, iniciada às 10h30 e encerrada às 18 horas de segunda-feira (18), com pausa para almoço, os nove sindicatos do porto e a Embraport não chegaram a um acordo.
Dessa forma, os 60 estivadores e operários portuários que ocuparam o navio ‘Zhen Hua 10’, às 3 horas da madrugada, continuam a bordo, pelo menos até esta terça-feira (19).
Os sindicatos reivindicam que a empresa, localizada na margem esquerda, requisite os trabalhadores do Ogmo (órgão gestor de mão-de-obra) para descarregar três portêineres e 11 transtêineres do navio.
Os sindicalistas alegam que a retirada dos equipamentos é uma operação portuária e que, portanto, sejam utilizados portuários também após a inauguração do terminal.
Os dirigentes sindicais saíram da negociação preocupados em fornecer água e refeição aos ocupantes do navio, o que teria sido impedido pela Polícia Federal.
|
Dia tenso
O dia da categoria começou tenso, com a ocupação do navio, e assim prosseguiu até o final da negociação. Nesse meio tempo, ocorreram outras atividades.
Às 6 horas, os sindicalistas se concentraram no posto de escala do Ogmo da Ponta da Praia, onde panfletaram contra a Medida Provisória 595-2102, que regulamenta as atividades portuárias.
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre (PSDB), e o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), presidente nacional da central Força Sindical, participaram do evento.
|
Lá estiveram também o secretário-geral da central, João Carlos Gonçalves ‘Juruna’, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, também vice-presidente da Força Sindical.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Santos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, com vários de seus diretores, também estiveram no local.
No navio
Em seguida, por volta das 8 horas, todos foram ao navio atracado na Embraport, acompanhados pela imprensa, em duas catraias, onde hipotecaram solidariedade aos ocupantes.
Por fim, os sindicalistas do porto conseguiram abrir a negociação com a empresa e foram recebidos por seu presidente, Ernst Theodoor Alexander Schulze.
Ainda na parte da manhã, após a saída dos sindicalistas, a embarcação recebeu a visita de fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego.
Brasília
Às 14 horas, o Sindicato dos Operários Portuários (Sintraport) despachou um ônibus para Brasília, para seus ocupantes acompanharem a plenária nacional da categoria, na terça, quarta e quinta-feira (19, 20 e 21).
Nesta terça-feira (19), às 15 horas, com a mesma finalidade, o Sindicato dos Estivadores, o maior do porto, mandará dois ônibus para a Capital. A saída será da Rua dos Estivadores, 101, Paquetá.
Greve
Na sexta-feira (22), os sindicatos de Santos farão greve de seis horas, no período da manhã, contra a MP 595. A adoção do movimento a outros portos será debatida na plenária de Brasília.