Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Aposentados vão à Justiça por recuperação do poder de compra e perdas geradas pelo Fator Previdenciário
quinta-feira, 19 de março de 2009
Força
A partir do dia 25 de março, o Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos da Força Sindical começará a receber os interessados em abrir as ações pela recuperação do poder de compra para quem ganha acima de um salário mínimo e a recuperação das perdas causadas pelo Fator Previdenciário.
Até o final de 2009 o Sindicato espera receber mais de um milhão de pessoas interessadas em abrir esses processos. Dependendo do ano em que o trabalhador se aposentou, as perdas podem significar algo em torno de 40% do benefício, no caso do Fator Previdenciário, e 20% no da recuperação do poder de compra, fora os atrasados.
A partir de 1999, época em que entrou em vigor o fator previdenciário, todos que se aposentaram têm direito a dar entrada nas duas ações. Para esse grupo de aposentados a perda pode chegar à casa dos 50%, mais os atrasados.
No dia 23/3, às 9 horas da manhã, o presidente do Sindicato dos Aposentados, João Batista Inocentini, junto com seu corpo jurídico, dará uma coletiva de imprensa para detalhar aos jornalistas as duas ações e o estudo sobre a recuperação do poder de compra elaborado pelo Dieese.