Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo/SP: Dirigentes da Federação discutem reivindicações com os grupos Fundição e Sindisider
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Força
Dirigentes da Federação reuniram-se ontem (29), às 10 horas, para discutir com representantes do grupo patronal Fundição as reivindicações da Campanha Salarial 2008.
Liderada por Claudio Magrão, presidente da Federação e Deputado Federal (PPS-SP), também estiveram presentes na rodada de negociação Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo; Jorge Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; Ricardo Rodrigues (Teco) e Luiz Carlos de Oliveira (Luizinho), Antonio José Veloso, José Osmair Polisel (JOP), do Sindicato de São Paulo; Luiz Antonio Bernardes, de Osasco; o assessor da Federação Marco Antônio Mota e Oswaldo Waquin Ansarah, assessor jurídico da Federaçõ. O grupo Fundição foi representado por Valter Armelin e Marcos Leite e o Sindisider por Carlos de Freitas.
A pauta de reivindicações da Campanha 2008 contém os seguintes pontos:
1) Aumento salarial de 20%;
2) Valorização do Piso Salarial;
3) Fim das Terceirizações e do trabalho precário;
4) Jornada de Trabalho de 40 horas;
5) Ratificação da Convenção 158 da OIT
FUNDIÇÃO
Valorização do Piso
Um dos pontos principais foi a valorização do Piso da categoria. De acordo com José Osmair Polisel (JOP), economista do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, "nos últimos anos o Salário Mínimo teve reajuste real de 32,36%, a média do Piso Salarial 21,20% e os salário tiveram ganho real de 15,36%".
"Temos que valorizar o Piso, pois à cada ano está sendo achatado. Temos que pensar numa recuperação do Pisco Agora está pesando, porque muitos trabalhadores estão ganhando próximo do Piso", expõe Jorginho Nazareno.
Próximas reuniões
Nova rodada de negociação com o Sindisider foi agendada para o dia 9 de outubro, às 9 horas, na sede da Federação (rua Pará, Higienópolis, São Paulo, Capital). A da Fundição acontece no mesmo dia e local, porém, às 10 horas.