Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Força Sindical e CNTM se solidarizam com metalúrgicos da Nissan, dos EUA
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Força
Jaélcio Santana
|
Na manhã desta segunda-feira (dia 1º), o ator e ativista Danny Glover, sindicalistas e metalúrgicos norte-americanos estiveram na sede da Central em São Paulo, onde foi realizado um ato em solidariedade aos trabalhadores da Nissan, situada em Canton, no estado de Mississipi.
Estavam presentes representantes de entidades ligadas a Força Sindical de diversas categorias, trabalhadores da Nissan nos EUA e representantes da United Auto Workers (UAW), entidade que representa os trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias nos Estados Unidos.
Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical e deputado federal, ressaltou que a luta contra as ações dos empresários da Nissan deve ser intensificada em todo o mundo. “É importante estarmos juntos nessa luta para que a força do movimento sindical internacional seja reconhecida”.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, enfatizou que a solidariedade internacional dentro do movimento sindical é que vai fortalecer a luta da classe trabalhadora. “Esse momento delicado que os trabalhadores da Nissan enfrentam só será derrotada com unidade de ação entre os trabalhadores de todo mundo”.
Miguel parabenizou o ator e ativista, Danny Glover, que atual com muita dedicação em defesa dos direitos dos trabalhadores nos EUA e ao redor do mundo. “Quanto mais pessoas engajadas nesse movimento, mais fortalecido estará o movimento sindical”.
Jaélcio Santana
|
Para Glover, um ativista pelos direitos civis, o encontro foi expressivo para a luta que tem dado muitas lições. “Uma delas é que o capitalismo continua despejando o custo de suas crises nos ombros dos trabalhadores”. Ele também declarou apoio ao 11 de Julho – Dia Nacional de Luta em defesa da Democracia e dos Direitos dos Trabalhadores. “Quando nos manifestamos pelo desenvolvimento da democracia, nós também estamos defendendo a igualdade e os direitos dos trabalhadores”.
O presidente da UAW, Bob King, disse que a solidariedade internacional é fundamental para garantir os direitos dos trabalhadores. “Além de lutarmos pelo direito de sindicalização, nossa campanha visa acabar com as péssimas condições de trabalho na Nissan nos Estados Unidos”. Ele também apoia o nosso Dia Nacional de Luta: “É uma ação exemplar por justiça econômica e defesa da democracia”.
Bob afirmou que o intuito desta visita é realizar um intercâmbio entre a Força Sindical e a UAW. “Queremos através da troca de experiências com o modelo brasileiro de sindicalismo, intensificar a mobilização dos trabalhadores norte-americanos para implantar a representação sindical na Nissan, situada em Canton, estado do Mississipi”, afirmou Bob.
“A classe trabalhadora dos EUA se depara com um país onde a representação não é obrigatória em vários estados – e o Mississipi é um deles”, ressaltou Bob. Ele lembra que lá, para o trabalhador ser representado é preciso que seja realizada na empresa uma eleição com voto aberto. “Na maioria dos casos, o trabalhador acuado, vota sob a pressão dos patrões, favorecendo a empresa”.
Jaélcio Santana
|
Os trabalhadores da Nissan, presentes à reunião, deram depoimentos sobre a realidade do chão de fábrica e a pressão que sofrem para não participarem de ações sindicais. Mock Morris disse que representantes da Nissan ameaçam os trabalhadores dizendo que podem sair da cidade caso haja sindicalização. Carl Patton completou que o medo de participar da luta está sendo substituído pela confiança, graças à solidariedade obtida no Brasil e em outros países.