Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Frentista aguarda início das negociações com patrão
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Força
A Federação Estadual dos Frentistas (Fepospetro) aguarda para a semana que vem o início das negociações da campanha salarial unificada que irá renovar a data-base dos cerca de 100 mil trabalhadores do Estado de São Paulo. "Ao receber a nossa pauta de reivindicações, os diretores dos quatro sindicatos patronais pediram um prazo para se reunir com os associados, o que deverá acontecer por estes dias", explica o presidente do Sindicato dos Frentistas de São Paulo, Antônio Porcino Sobrinho.
Segundo ele, os frentistas não vão abrir mão de aumento salarial de 14% — índice formado pela estimativa de inflação de março/09 a fevereiro/10 e mais aumento real. A Federação Estadual dos Frentistas (Fepospetro) negocia por 16 sindicatos que reúnem trabalhadores empregados em 8.500 postos de combustíveis, com data-base em 1º de março.
"Com a campanha salarial unificada, teremos maior poder de pressão nas negociações com os empresários e poderemos fechar uma boa convenção coletiva", avalia o presidente da Fepospetro, Luiz de Souza Arrais.
Outras reivindicações
Arrais disse acrescentou que a pauta de reivindicações inclui ainda piso salarial de R$ 720,00, 30% de adicional de periculosidade, 50% de adicional noturno, manutenção do tíquete refeição e cesta básica, PLR e renovação de todas as cláusulas da convenção coletiva.
"Sabemos que as negociações vão ser difíceis, mas vamos nos preparar para a luta", explica Porcino, ao acrescentar que há condições de se fechar um bom acordo porque previsões recentes sobre a economia brasileira apontam para um PIB em torno de 6% este.