Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
São Paulo (SP): Metalúrgicos da Olimpus têm garantia no emprego até setembro
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Força
Os trabalhadores da Olimpus Industrial e Comercial, na Vila Carioca, zona leste da capital, aprovaram hoje, em assembléia, a proposta de redução de jornada de trabalho e de salário negociada entre a empresa, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi e a comissão de trabalhadores.
Nos meses de fevereiro e março, a jornada será reduzida em 20%, os salários em 15%, e os trabalhadores terão estabilidade emprego até o dia 30 de setembro. A Olimpus fabrica alarmes e antenas e tem cerca de 200 funcionários.
Nº ACORDOS
Com este, sobe para cinco o número de acordos de redução de jornada de trabalho e de salário firmados pelo Sindicato, com a aprovação dos trabalhadores.
O Sindicato também firmou dois acordos de suspensão de contrato de trabalho com a Indebras e a Basso Componentes, com duração de até cinco meses e garantia de emprego.
"Já garantimos estabilidade no emprego para cerca de 5.600 trabalhadores dessas empresas com as quais negociamos e evitamos cerca de 1.600 demissões imediatas. O processo de negociação com as empresas que estão nos procurando também está impedindo demissões", afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato.
CRITÉRIOS -As negociações seguem um critério estabelecido pelo Sindicato, que constituiu uma comissão, integrada por técnicos, advogados e economistas do Dieese (órgão de assessoria econômica dos sindicatos) para negociar com as empresas. Além disso, as empresas que procuram o Sindicato para negociar precisam comprovar queda de produção e dificuldades financeiras.
Audiência no Ministério Público hoje
Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, participará hoje, às 14h, de audiência no Ministério Público do Trabalho, para explicar sobre o acordo de redução de salários firmado com a Valeo Sistema Automotivo.
O sindicalista estará acompanhado de trabalhadores e membros da comissão de fábrica da Valeo, que participaram das negociações que resultaram no referido acordo.
A audiência será na rua Aurora, 955, 4º andar, bairro Santa Ifigênia (centro).