
Secretaria de saúde irá à audiência pública sobre agentes comunitários
Na foto, os diretores do Sindest Donizete Fabiano e Daniel Gomes, ladeando o secretário de saúde, Fábio Lopes
A secretaria municipal de saúde de Santos participará da audiência pública da câmara de vereadores sobre a readaptação em outras funções dos agentes comunitários acometidos de doenças ou acidentados.
O titular da pasta, Fábio Lopes, garantiu aos diretores do Sindest Daniel Gomes e Donizete Fabiano, em reunião na tarde de terça-feira, que prestigiará a audiência no legislativo.
A vereadora Débora Camilo (Psol), presidente da comissão especial de vereadores (cev) em defesa do funcionalismo, deverá divulgar a data da audiência até o final desta semana.
Ótima reunião e boa impressão
Os 500 agentes convivem com o pavor de demissões ou aposentadorias compulsórias dos impossibilitados fisicamente de exercer a função. E reivindicam, nesse caso, reaproveitamento em outras atividades.
Na reunião com os dois sindicalistas, respectivamente diretor de comunicação e secretário-geral, segundo eles mesmos, Fábio Lopes mostrou-se sensível ao problema.
“Saímos da reunião com boa impressão do secretário”, diz Daniel. “Foi uma ótima reunião”, concorda Donizete. Eles esperam por novos encontros para dar continuidade ao diálogo.
Duas horas
Além da questão dos agentes comunitários, a reunião tratou de vários temas relacionados aos trabalhadores da saúde, como a falta de motoristas de ambulâncias do Samu (serviço de atendimento móvel de urgência).
A escassez de técnicos de farmácia para atendimento da população também esteve na pauta. Para mais de 30 unidades, há somente 13 profissionais, o que prejudica o bom funcionamento do serviço.
A diária dos motoristas em viagens fora da região e o aumento do percentual de insalubridade dos agentes de endemias também foram debatidos. A reunião começou às 16h30 e terminou às 18h30.
Leia também: Trabalhadores pedem inclusão nos debates da COP 30