Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Sindicalistas de Guarulhos protestam no INSS, cobram fim das filas e agilidade
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Força
Crédito: Cláudio Omena |
Em Guarulhos, o protesto aconteceu em frente à agência de Vila Endres e reuniu metalúrgicos (diretores e assessores), químicos, servidores, vigilantes, têxteis, trabalhadores da alimentação, e dirigentes da Força Sindical e da CSB.
Devido sucateamento promovido pelo governo, faltam funcionários e infraestrutura, além do que o sistema implantado não funciona direito. A situação no INSS beira ao caos – há uma fila de dois milhões de segurados à espera da análise para obter aposentadoria ou outros benefícios garantidos em lei.
Precariedade – Durante a realização do ato, pouco mais de uma hora, cerca de 250 pessoas aguardavam pelo atendimento, por apenas sete Servidores.
Josinaldo José de Barros (Cabeça), vice dos Metalúrgicos, denuncia desfalque no quadro de funcionários do Instituto: “O Servidor está sendo sacrificado, pois precisa trabalhar em dobro pra atender a população e suprir a carência de pessoal. Quem também se prejudica é o segurado, com um atendimento precário”.
No encerramento do ato, sindicalistas entregaram documento ao coordenador da agência de Guarulhos, Henrique Toshiaki Nakamura, cobrando melhorias no atendimento. O documento será encaminhado a instâncias superiores do INSS.





























