Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Força
Sindicalistas entregam pautas ao governo e debatem Nova Indústria Brasil
segunda-feira, 14 de julho de 2025
Força
Encontro reúne lideranças da Força Sindical, IndustriALL, CUT, DIEESE e MDIC para debater reindustrialização e entregar pautas ao governo
Sindicalistas entregam pautas ao governo e debatem Nova Indústria Brasil – Foto: Arquivo (VEJA MAIS FOTOS NO FLICKR DA FORÇA SINDICAL)
Na sede da Força Sindical, lideranças sindicais participaram de um encontro promovido pela IndustriALL Brasil com o secretário Uallace Moreira Lima, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).
O evento reuniu representantes da Força Sindical, CUT, IndustriALL-Brasil, DIEESE e outras entidades comprometidas com o fortalecimento da indústria nacional.
Desde o início, os participantes destacaram a importância da reindustrialização para gerar empregos de qualidade. Além disso, defenderam políticas públicas que impulsionem a produção.
A abertura do encontro contou com falas de representantes da Força Sindical, CUT, IndustriALL Brasil, DIEESE e do MDIC. Todos reforçaram união.
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, reforçou a importância da participação do movimento sindical nos debates da construção da Nova Industria Brasil.
“Este encontro reforça a importância de envolver os trabalhadores no debate sobre a Nova Indústria Brasil. Precisamos garantir que nossas vozes sejam ouvidas na construção de um projeto de desenvolvimento que gere emprego, renda e fortaleça a economia nacional”, afirmou o presidente da Força Sindical.
Em seguida, ocorreram as apresentações técnicas. Primeiramente, técnicos do Dieese expuseram o mapeamento das ocupações e dos territórios, informações essenciais para orientar ações estratégicas.
Uallace Moreira Lima apresentou os avanços e desafios do programa Nova Indústria Brasil. Ele ressaltou medidas que visam modernizar o setor produtivo do país.
“Estamos avançando na construção de uma Nova Indústria Brasil, com medidas concretas para modernizar o setor produtivo e gerar empregos de qualidade”, afirmou Uallace Moreira Lima.
Aroaldo Silva, presidente da IndustriALL Brasil, mediou o debate. Ele destacou a relevância da participação sindical na definição de políticas industriais.
“A participação sindical é fundamental para construirmos políticas industriais que realmente atendam aos interesses dos trabalhadores”, destacou Aroaldo Silva, presidente da IndustriALL Brasil.
Sérgio Luiz Leite (Serginho), vice-presidente da Força Sindical ressaltou que o momento é importante para que o movimento sindical posicione sua participação nos grupos de trabalho da Nova Indústria Brasil.
“Destacamos nossas propostas sobre o mapeamento ocupacional e defendemos a presença do movimento sindical na Camex, garantindo que sejamos consultados e que o tema trabalho esteja inserido em todos os debates”, destacou Serginho.
Monica Velloso, vice-presidente da IndustriAll Brasil também reforçou o importante papel do BNDES para o sucesso da Nova Infústria Brasil, especialmente seu compromisso com a questão social.
“Qualquer transição tecnológica ou digitalização precisa necessariamente passar pela qualificação profissional, criando oportunidades reais para os trabalhadores”, afirmou.
Logo depois, foi aberto espaço para perguntas e contribuições de representantes dos setores Metalúrgico, Químico, Energia, Construção Civil, Têxtil e Alimentação. O secretário ouviu atentamente as sugestões e reforçou:
“O governo está disposto e aberto ao dialogo sobre as demandas apresentadas pelo movimento sindical para fortalecer a indústria nacional.”
No final do encontro, as entidades entregaram as pautas do movimento sindical ao governo federal.
“Esse documento com as propostas do movimento sindical simbolizam a união em torno de propostas concretas que reforçam o compromisso das entidades sindicais com a construção de uma indústria forte e sustentável”, afirmou Aroaldo.
Leia também: Força RN debate desafios e anuncia mudança na presidência