A diretora executiva do sindicato, Eunice da Cunha Luz, responsável pela subsede da entidade no Rio Grande do Sul, também participará do encontro.
Durante a reunião, a Secretaria da Conferência Regional apresentará o documento População, desenvolvimento e direitos na América Latina e no Caribe.
De acordo com o relatório regional sobre a implementação do Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento, e os países informarão sobre o progresso nacional, desafios, boas práticas e prioridades atuais na implementação do Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento.
“As metas são o crescimento econômico, desenvolvimento dos recursos humanos, igualdade e equidade de gênero e a satisfação das necessidades da população na área da saúde”, lembra Andrea.
Os debates serão em torno de oito temas:
- direitos, necessidade e demandas dos meninos, meninas, adolescentes e jovens;
- proteção social e desafios socioeconômico para a população em envelhecimento;
- acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva;
- igualdade de gênero;
- migração internacional e proteção de direitos dos migrantes;
- desigualdade territorial, mobilidade espacial e vulnerabilidade ambiental;
- povos indígenas, interculturalidade e direitos;
- direitos dos povos afrodescendentes, combate ao racismo e à discriminação racial.
A Conferência reunirá gestores de países sul-americanos e caribenhos, representantes de organizações regionais e internacionais, do setor privado, além de membros da sociedade civil. O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) apoia o evento.
Leia também: Revisão dos benefícios dos mais pobres é sentença de morte