Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

Brasil perde 1,5 milhão de sindicalizados após reforma trabalhista

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Imprensa

Brasil perde 1,5 milhão de sindicalizados após reforma trabalhista

Segundo o IBGE, mudança pode ser atribuída a movimentos na dinâmica do mercado de trabalho no Brasil

No primeiro ano após a reforma trabalhista do governo Michel Temer, o Brasil perdeu 11,9% de pessoas no contingente de sindicalizados. Em números absolutos, a redução foi de 1,5 milhão de trabalhadores associados a sindicatos no país.

Em 2018, das 92,3 milhões pessoas ocupadas , 12,5% eram sindicalizadas. No ano anterior, esse percentual representava 14,4% do total.

Essa mudança pode ser atribuída a movimentos na dinâmica do mercado de trabalho no Brasil, segundo informou nesta quarta-feira (18) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
"Estamos vivendo momentos simultâneos do comportamento do mercado de trabalho em um ambiente de crise. Pessoas se inserindo em atividades muitas vezes com características mais informais para atravessar o momento de crise", apontou Adriana Beringuy, analista do IBGE.

Em 2018, segundo o IBGE, a diminuição de sindicalizados foi mais acentuada no Nordeste (14,1%) e Sul (13,9%). Já as regiões Norte (10,1%) e Centro-Oeste (10,3%) apresentaram as estimativas mais baixas.

Por sexo, houve uma diferença nos percentuais de homens (12,6%) e mulheres (12,3%) associados a sindicatos. No Sudeste essa diferença era maior em um ponto percentual entre os homens. O Nordeste foi o único a apresentar percentual feminino (14,9%) ocupadas sindicalizadas superior ao masculino (13,5%) na mesma condição.

Porém, o Brasil registrou no ano passado o primeiro saldo positivo na geração de postos formais de trabalho desde 2014, com a criação de 529 mil vagas registradas, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A informação está em relatório divulgado nesta pelo Ministério da Economia em janeiro.

Em pesquisa sobre características do mercado de trabalho, o IBGE mostrou que a associação a sindicato acentua a trajetória de queda desde 2016, quando diminuiu em 7,4% (1,1 milhão de pessoas) o contingente de associados, baixando para 14,9% a proporção.
Em 2017, o contingente caiu para 14,4%, mesmo com recuperação da população ocupada, que viu crescer o trabalho por conta própria e o emprego no setor privado sem carteira de trabalho assinada.
De acordo com o IBGE, no ano seguinte, ocorreu novamente expansão expressiva da população ocupada, em 1,2 milhão de pessoas, que não contribuíram para semelhante aumento da sindicalização.

Com isso, o percentual de sindicalização caiu para 12,5%, o menor da série histórica do IBGE.

A maior taxa de sindicalização em 2018 ocorreu entre trabalhadores do setor público, com 25,7%. Os trabalhadores do setor privado com carteira assinada foram 16%, enquanto os trabalhares sem carteira no setor privado foram apenas 4,5%. Já os trabalhadores por conta própria tiveram taxa de sindicalização de 7,6%.

Quanto maior o nível de instrução, maior era a taxa de sindicalização, apesar de que em todos os níveis de instrução houve queda em 2018. O menor percentual estava entre os trabalhadores de ensino fundamental completo e médio incompleto, com 8,1%. Aqueles com nível superior tinham o maior percentual de sindicalização, de 20,3%.

A reforma trabalhista do governo Michel Temer começou a valer em novembro de 2017 e mudou trechos da legislação referentes a jornada de trabalho, férias e intervalo de almoço dos trabalhadores. Também decretou o fim da obrigatoriedade de pagar a contribuição sindical, que passou a depender de autorização dos trabalhadores.
A reforma afetou em cheio os sindicatos, que viram a arrecadação despencar de R$ 3,6 bilhões, em 2017, para R$ 500 milhões, em 2018, sem a contribuição sindical. A cobrança era feita em um dia de trabalho por ano de desconto da folha salarial dos trabalhadores.

Fonte: O Tempo

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
Força Sindical Goiás recebe três novas entidades filiadas
Força 31 AGO 2026

Força Sindical Goiás recebe três novas entidades filiadas

Servidores da educação cobram juros dos precatórios
Força 31 AGO 2026

Servidores da educação cobram juros dos precatórios

Força Sindical Goiás debate fim da escala 6×1 e eleições
Força 31 AGO 2026

Força Sindical Goiás debate fim da escala 6×1 e eleições

A hora é agora: 40 horas e fim da escala 6×1
Palavra do Presidente 31 AGO 2026

A hora é agora: 40 horas e fim da escala 6×1

Centrais ampliam mobilização pelo fim da escala 6×1
Força 31 AGO 2026

Centrais ampliam mobilização pelo fim da escala 6×1

Ato na Paulista reforça luta pelo fim da escala 6×1
Força 31 AGO 2026

Ato na Paulista reforça luta pelo fim da escala 6×1

Semana decisiva no Senado mobiliza trabalhadores por jornada menor
Força 31 AGO 2026

Semana decisiva no Senado mobiliza trabalhadores por jornada menor

Metalúrgicos SP aprovam pauta da Campanha Salarial 2026
Força 28 AGO 2026

Metalúrgicos SP aprovam pauta da Campanha Salarial 2026

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas
Força 28 AGO 2026

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas

Sinthoresp cobra transparência na distribuição de gorjetas
Força 28 AGO 2026

Sinthoresp cobra transparência na distribuição de gorjetas

Jornada de 40 horas avança e mobilização mira Senado
Força 28 AGO 2026

Jornada de 40 horas avança e mobilização mira Senado

FEQUIMFAR participa de debate sobre saúde e violência
Força 28 AGO 2026

FEQUIMFAR participa de debate sobre saúde e violência

Químicos da Força iniciam Campanha Salarial 2026 em SP
Força 28 AGO 2026

Químicos da Força iniciam Campanha Salarial 2026 em SP

Sintepav Bahia amplia presença nos canteiros de obras
Força 28 AGO 2026

Sintepav Bahia amplia presença nos canteiros de obras

Metalúrgicos SP doam 2,5 toneladas de alimentos e roupas
Força 27 AGO 2026

Metalúrgicos SP doam 2,5 toneladas de alimentos e roupas

CODEFAT debate emprego, renda e proteção ao trabalhador
Força 27 AGO 2026

CODEFAT debate emprego, renda e proteção ao trabalhador

Conselho busca apoio para derrubar vetos à LDO de São Paulo
Força 27 AGO 2026

Conselho busca apoio para derrubar vetos à LDO de São Paulo

Força Sindical vai ao STF em defesa do mandato sindical
Força 27 AGO 2026

Força Sindical vai ao STF em defesa do mandato sindical

Mobilização do dia 30 reforça luta pela jornada de 40 horas
Força 27 AGO 2026

Mobilização do dia 30 reforça luta pela jornada de 40 horas

Sindec mobiliza comerciários para assembleia salarial
Força 27 AGO 2026

Sindec mobiliza comerciários para assembleia salarial

Fertilizantes e indústria nacional pautam encontros em Brasília
Força 27 AGO 2026

Fertilizantes e indústria nacional pautam encontros em Brasília

TST debate limites ao controle do uso do banheiro
Força 26 AGO 2026

TST debate limites ao controle do uso do banheiro

Festival Sabores da Fazenda terá entrada gratuita em Mogi
Força 26 AGO 2026

Festival Sabores da Fazenda terá entrada gratuita em Mogi

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores
Força 26 AGO 2026

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo
Força 26 AGO 2026

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1
Força 26 AGO 2026

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão
Força 25 AGO 2026

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 25 AGO 2026

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU
Força 25 AGO 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical
Força 25 AGO 2026

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical

Aguarde! Carregando mais artigos...