Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
15 JUL 2024

Imagem do dia

[caption id="attachment_63290" align="aligncenter" width="700"]Centrais e ministro do Trabalho falam sobre igualdade salarial entre homens e mulheres Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] As Centrais celebram um ano da lei de igualdade - lei 14.611, importante instrumento de promoção de justiça social e cidadania, durante um encontro realizado, nesta segunda-feira (15), na sede do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O encontro contou com a participação do Ministério do Trabalho, Ministério das Mulheres e o movimento sindical representado pelas centrais sindicais. Pelo governo, participaram o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi e a secretária da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica (SENAEC), Rosane da Silva. [caption id="attachment_63330" align="aligncenter" width="700"]Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho Dirigentes sindicais Centrais celebram um ano da lei de igualdade em encontro com ministro Marinho[/caption] O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Conselhão) e foi dividido em dois momentos, um com a participação de representantes do setor empresarial. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, defendeu mais oportunidades para as trabalhadoras, além da igualdade salarial que já representa um avanço e que precisa se “transformar em uma realidade”.

"Vamos debater ações para que a Lei da Igualdade seja cada vez uma realidade no mercado de trabalho e também como aumentar as oportunidades de trabalho para as mulheres".
O sindicalista destacou a realização, no próximo dia 27 de julho, da 2ª Conferência Nacional MetalMulheres, na sede da Força Sindical, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo. https://www.youtube.com/watch?v=Z976LVzcOU8 A secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos ressalta que as centrais sindicais defendem que nas negociações coletivas todas as categorias coloquem na pauta a igualdade de oportunidades e a igualdade salarial. “As negociações coletivas das categorias precisam ter em suas pautas de reivindicações essa luta para diminuir cada vez mais a desigualdade entre homens e mulheres", afirma a sindicalista.

Relatórios

Os relatórios elaborados, em parceria, pelo Ministério do Trabalho e das Mulheres apresentam um levantamento fornecido pelas empresas com as diferenças salarias dentro do quadro de funcionários. É “Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios” que serve de base para que o movimento sindical lutar para fazer valer a Lei da Igualdade. De acordo com a lei, empresas com 100 ou mais funcionários ficam obrigadas a divulgar a cada seis meses, em março e setembro, esses dados. Além de enviar os dados ao MTE, as empresas também devem publicar os relatórios em seus sites, nas redes sociais, ou fazendo por meio de canais que garantam a ampla divulgação para empregados, colaboradores e público em geral. Caso constatada a desigualdade salarial entre mulheres e homens, o MTE irá notificar a empresa, para que elabore, em 90 dias, um plano de ação com medidas a serem adotadas.

Governo

No encontro, o ministro Luiz Marinho citou os desafios enfrentados para garantir não apenas a igualdade salarial, mas também a igualdade de acesso às oportunidades.
“Temos que aprofundar esse debate cada vez mais. Quando falamos do desafio da igualdade salarial, suponho também a falta de igualdade no acesso às oportunidades”. Ele citou, como exemplo de desafio a falta de creches. “A ausência de creches para as famílias já é uma restrição à igualdade”, disse.
A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi, destacou a participação das mulheres na sociedade e reforçou a importância da igualdade de acesso às oportunidades.
”Uma coisa que acho importante é que as mulheres não precisam só participar de pautas que dizem respeito às mulheres. Temos que participar de tudo(…) e quero lembrar que se não fosse a maioria das mulheres, talvez o presidente Lula não tivesse assumido aquela cadeira”, disse citando que há dados que mostram que as mulheres foram fundamentais nas eleições."

A lei da igualdade

A lei estabelece diretrizes para que homens e mulheres tenham equiparação salarial no país. Ainda hoje, elas ganham cerca de 22% menos que homens nas mesmas funções, estão, em sua maioria, nas profissões com maior dificuldade de ascensão profissional, além de carregarem as reponsabilidades com os cuidados da casa e com filho, idosos, pessoas com deficiências, ou seja, exercem a chamada dupla jornada. Dados do Dieese mostram que, no mercado de trabalho, as mulheres ocupam apenas 45,8% dos cargos de Liderança. Considerando o recorte racial, mulheres negras representam apenas 9,5% destes cargos. A remuneração média das mulheres nesses cargos é 25% inferior à remuneração dos homens. Além disso, ao se analisar o recorte racial, verifica-se que a remuneração média das mulheres negras (pretas e pardas) é, em média, 38% inferior a remuneração do bancário branco do sexo masculino. Leia também: Setor de Serviços fica estável em maio, diz IBGE

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

Florianópolis (SC): Eletrodomésticos terão de exibir selo do Inmetro a partir de 1º de janeiro

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Imprensa

Florianópolis (SC): Eletrodomésticos terão de exibir selo do Inmetro a partir de 1º de janeiro

Marcelo Sarkis

Da chapinha à torradeira, do barbeador ao aspirador de pó, a partir de 1º de janeiro de 2013, 144 tipos de eletrodomésticos só poderão sair das prateleiras com um selo de segurança. A norma foi adotada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para aumentar a qualidade dos aparelhos.

Para receber o selo, os equipamentos serão submetidos a testes de laboratórios e os fabricantes terão a linha de produção auditada periodicamente. Comércio e indústria foram notificados sobre a necessidade do novo selo em dezembro de 2009.

A decisão foi tomada em conjunto com a indústria de eletrodomésticos – a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Mercadorias que estão nas lojas sem o selo só podem ser vendidas até o próximo dia 31. Desde a publicação da medida, indústria e comércio tiveram tempo para organizar estoques e substituir os produtos sem o selo.

De acordo com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Koch, os pequenos comerciantes podem sair prejudicados.

– Nós queremos segurança também. O que acontece é que esse tipo de normativa pode acabar prejudicando os pequenos comerciantes, que não têm estrutura para fazer as adaptações no tempo exigido – afirma Koch.

O diretor da qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, ressalta que o foco da medida é a segurança:

– Nos preocupamos em ter certeza de que esses produtos não apresentam riscos para o brasileiro, e não necessariamente se eram produtos de qualidade. A adesão dos comerciantes e industriais foi rápida, acreditamos que tudo vai transcorrer com naturalidade.

De olho
O selo de segurança que passa a ser compulsório a partir da próxima terça-feira leva em conta três critérios básicos de avaliação:

Elétrico
O aparelho não pode ter áreas de contato direto com peças eletrificadas.

Térmico
Mesmo em altíssimas temperaturas, o produto não pode entrar em curto, ou seja, pegar fogo.

Mecânico
O item deve ter um mínimo de resistência, não podendo quebrar com facilidade.

Fique atento
O Inmetro alerta os consumidores que o selo de segurança é obrigatório e deve ser exigido no momento da compra.
A instituição também recomenda que sejam procuradas lojas legalizadas, uma vez que o selo pode ser falsificado.

A lista dos eletrodomésticos

Aspiradores de pó

Ferros de passar roupa

Fogões e fornos

Barbeadores e cortadores de cabelo

Tostadores e grills

Máquinas de tratamento de piso e lixamento ou polimento úmido

Placas aquecedoras

Fritadeiras e frigideiras

Multi-processadores

Aquecedores de líquidos

Trituradores de lixo alimentar

Cobertores e lençóis elétricos

Aquecedores de água por acumulação

Aparelhos para cuidado da pele ou cabelo

Relógios digitais

Aparelhos de exposição da pele à radiação UV e IR

Máquinas de costura

Carregadores de pilhas e baterias

Aquecedores de ambiente

Coifas

Aparelhos de massagem

Moto-compressor

Aquecedores de água instantâneos

Fogões e fornos elétricos de uso comercial

Fritadeiras elétricas para uso comercial

Chapas elétricas para uso comercial

Aparelhos multifuncionais de cozinha para uso comercial

Bombas de água

Fornos elétricos de uso comercial por convecção forçada, forno assador a vapor

Secadoras de roupa com varal e fluxo de ar quente

Secadores e passadores comerciais

Sopradores de ar quente e ferramentas móveis de aquecimento

Panelas elétricas

Grill e tostadeiras de uso comercial

Balcões com aquecimento elétrico de uso comercial

Equipamento para banhos-maria elétricos de uso comercial

Bombas estacionárias para aquecimento e serviço de instalações hidráulicas

Escova de dente elétrica

Aparelhos para aquecimento para saunas

Aparelhos para limpeza de superfícies usando vapor

Aparelhos para uso em aquários (bombas de ar, termostatos)

Projetores

Exterminadores de insetos

Banheira de hidromassagem

Aquecedores de ambiente por armazenagem térmica

Máquinas de enxaguar comercial

Máquinas elétricas de cozinha de uso comercial (moedor, etc)

Filtros de ar, ionizador de ar

Aquecedores de camas d’água

Máquinas de tratamento e limpeza de chão para uso comercial e industrial

Máquinas para limpeza de carpete com spray para uso industrial e comercial

Aspiradores de pó (seco e úmido) para uso comercial e industrial

Máquinas de ordenha

Aparelhos elétricos de aquecimento para criação e reprodução animal

Máquinas para tratamento de piso para uso comercial e industrial

Aquecedores para líquidos fixos de imersão

Aquecedores portáteis de imersão

Máquinas de vendas (vending machines de refrigerantes e comidas)

Cercas elétricas

Cortadores de grama industriais

Churrasqueiras para uso externo

Limpadores de alta pressão e vapor

Piso aquecido

Terminais de auto-atendimento

Aquecedores para dreno de telhado

Assento elétrico para Toaletes

Máquinas de limpeza de tecidos a vapor

Máquinas elétricas de pescar

Equipamentos para choque em animais

Umidificadores com uso associado com aquecimento, ventilação ou sistema de ar condicionado

Cortadores de grama residenciais

Roçadeira elétrica

Tesouras cortadoras de grama

Motores para portão de garagem

Folhas flexíveis para aquecimento de ambiente

Comando para cortinas e similares

Umidificador

Exaustor elétrico

Assopradores elétricos para a limpeza de jardins

Vaporizadores

Aquecedor para óleo e gás tendo conexão elétrica

Movimentador para portas e janelas

Aparelhos para reciclar gás refrigerante de aparelhos refrigeradores

Cabines de banho

Aquecedores de piso acarpetado

ZERO HORA

Fonte: Diário Catarinense

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
2ª Conferência Nacional Metal Mulheres da CNTM é neste sábado; Participe!
Força 26 JUL 2024

2ª Conferência Nacional Metal Mulheres da CNTM é neste sábado; Participe!

Manifestação nacional contra os juros altos será dia 30 de julho
Força 26 JUL 2024

Manifestação nacional contra os juros altos será dia 30 de julho

Dia da Luta Operária: filho de Ibrahin recebe placa
Força 26 JUL 2024

Dia da Luta Operária: filho de Ibrahin recebe placa

“Calçadas Seguras: ”Sindnapi obtém apoio do Fórum dos Idosos de Itaquera
Força 26 JUL 2024

“Calçadas Seguras: ”Sindnapi obtém apoio do Fórum dos Idosos de Itaquera

SINPOSPETRO-RJ lança curso de qualificação para cipeiros
Força 26 JUL 2024

SINPOSPETRO-RJ lança curso de qualificação para cipeiros

Papeleiros realizam 6º Encontro Nacional da categoria
Força 26 JUL 2024

Papeleiros realizam 6º Encontro Nacional da categoria

Aposentados e trabalhadores têm que estar à frente dos debates sobre a Previdência
Artigos 25 JUL 2024

Aposentados e trabalhadores têm que estar à frente dos debates sobre a Previdência

Acordo dos metalúrgicos injeta R$ 2 bi na economia de São José dos Pinhais e região
Força 25 JUL 2024

Acordo dos metalúrgicos injeta R$ 2 bi na economia de São José dos Pinhais e região

Metalúrgicos de Guarulhos: abertas as inscrições para o 18º Campeonato de Futsal
Força 25 JUL 2024

Metalúrgicos de Guarulhos: abertas as inscrições para o 18º Campeonato de Futsal

Servidores da Força debatem fortalecimento das negociações coletivas
Força 25 JUL 2024

Servidores da Força debatem fortalecimento das negociações coletivas

Dieese: 87,8% das negociações de junho superaram o INPC
Força 25 JUL 2024

Dieese: 87,8% das negociações de junho superaram o INPC

Jornada 6×1: audiência pública, em Brasília, promove debate sobre tema
Força 25 JUL 2024

Jornada 6×1: audiência pública, em Brasília, promove debate sobre tema

Aposentados poderão viajar de avião por até R$ 200 cada trecho
Força 25 JUL 2024

Aposentados poderão viajar de avião por até R$ 200 cada trecho

30 anos do Plano Real: DIEESE promove seminário dia 30
Força 24 JUL 2024

30 anos do Plano Real: DIEESE promove seminário dia 30

Chapa 1 “Conquista Mais!” concorre às eleições do Sindec-POA
Força 24 JUL 2024

Chapa 1 “Conquista Mais!” concorre às eleições do Sindec-POA

Sindicalistas debatem fortalecimento das negociações coletivas
Força 24 JUL 2024

Sindicalistas debatem fortalecimento das negociações coletivas

MPT vai investigar trabalho escravo em fazenda em São Paulo
Força 24 JUL 2024

MPT vai investigar trabalho escravo em fazenda em São Paulo

Veja fotos da Cúpula do L20 em Fortaleza-CE
Força 24 JUL 2024

Veja fotos da Cúpula do L20 em Fortaleza-CE

Presidente da Força participa da Cúpula do L20, em Fortaleza CE
Força 23 JUL 2024

Presidente da Força participa da Cúpula do L20, em Fortaleza CE

Trabalhadores da Saúde: Uma Realidade Além da Diversão
Artigos 23 JUL 2024

Trabalhadores da Saúde: Uma Realidade Além da Diversão

Campanha salarial mobiliza frentistas do estado do Rio de Janeiro
Força 23 JUL 2024

Campanha salarial mobiliza frentistas do estado do Rio de Janeiro

Da conscientização à sindicalização
Artigos 23 JUL 2024

Da conscientização à sindicalização

Sindnapi alerta para golpe da Central de Cancelamento
Força 22 JUL 2024

Sindnapi alerta para golpe da Central de Cancelamento

Sindicalistas do Sintepav debatem Conjuntura Política
Força 22 JUL 2024

Sindicalistas do Sintepav debatem Conjuntura Política

Químicos de São João da Boa Vista debatem campanha salarial na sede da Fequimfar
Força 19 JUL 2024

Químicos de São João da Boa Vista debatem campanha salarial na sede da Fequimfar

Nota de Pesar
Força 19 JUL 2024

Nota de Pesar

Professora e doutora Rosângela Hilário fará palestra sobre Potências Negras na 2ª Conferência Nacional MetalMulheres
Força 19 JUL 2024

Professora e doutora Rosângela Hilário fará palestra sobre Potências Negras na 2ª Conferência Nacional MetalMulheres

Pedro Luís e A Parede cantam: Moto Boy; música
Força 19 JUL 2024

Pedro Luís e A Parede cantam: Moto Boy; música

DIEESE lança pesquisa Promovendo a Igualdade de Gênero; confira
Imprensa 19 JUL 2024

DIEESE lança pesquisa Promovendo a Igualdade de Gênero; confira

Trabalhador precisa votar em quem defende seus interesses
Força 19 JUL 2024

Trabalhador precisa votar em quem defende seus interesses

Aguarde! Carregando mais artigos...