
Ministério do Trabalho convoca entidades para indicar membros da Comissão Organizadora Nacional da II Conferência Nacional do Trabalho
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conduzido pelo ministro Luiz Marinho, deu início aos preparativos para a realização da II Conferência Nacional do Trabalho (CNT) com a convocação das Confederações de Empregadores e Centrais Sindicais que compõem o Conselho Nacional do Trabalho (CNT) para indicar seus representantes na Comissão Organizadora Nacional (CON).
A convocação foi formalizada por meio do Ofício SEI nº 50035/2025, assinado pelo Secretário de Relações do Trabalho e presidente do CNT, Marcos Perioto, e enviado às entidades na última terça-feira, 1º de julho.
De acordo com o documento, cada bancada – empregadores e trabalhadores – deverá indicar seis membros titulares e respectivos suplentes para compor a Comissão Organizadora Nacional, que será responsável por coordenar os trabalhos da II Conferência.
As indicações devem ser feitas até o dia 7 de julho de 2025, por meio do endereço eletrônico: gabinete.srt@trabalho.gov.br.
A orientação é que as escolhas dos nomes sejam conduzidas pelos coordenadores das bancadas no Conselho Nacional do Trabalho, após consulta às confederações patronais e centrais sindicais. As indicações devem conter o nome completo do titular e do suplente, organização representada, CPF, número de celular e e-mail de contato.
A II Conferência Nacional do Trabalho foi oficialmente convocada pela Portaria MTE nº 1110, de 30 de junho de 2025, publicada no Diário Oficial da União, e representa uma nova etapa de diálogo entre governo, empregadores e trabalhadores sobre os rumos das relações laborais no país.
A formação da CON é um passo decisivo para garantir a participação democrática e paritária no processo de construção da conferência, cuja primeira edição foi considerada um marco nas políticas públicas voltadas ao mundo do trabalho no Brasil.
Leia também: Mulheres da Força realizam reunião sobre 5ª Conferência Nacional