Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
Terezina (PI): Qualificação profissional será debatida em audiência pública
terça-feira, 21 de junho de 2011
Imprensa
A audiência pública para discutir sobre o problema da baixa qualificação da mão de obra no Piauí no contexto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) será realizada nesta terça-feira, dia 21, às 15 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
A audiência, solicitada através de requerimento da deputada Flora Izabel, vai reunir sindicatos,centrais Força Sindical, CUT e UGT, entidades, comissões municipais e os órgãos ligados às áreas de empregos e qualificação profissional. Além disso, foram convidados técnicos dos Ministérios de Desenvolvimento Econômico e Social, do Trabalho e Emprego e do Ministério da Educação, para exposição detalhada sobre o Pronatec.
Segundo a deputada Flora Izabel, a audiência pública será um momento importante para o Poder Legislativo e o Estado do Piauí, como um todo, conhecerem melhor o Pronatec que tem como objetivo revolucionar a oferta de mão de obra no país e ampliar o setor de infraestrutura de educação profissionalizante.
“No Piauí, o Sindicato da Indústria da Construção Civil, por exemplo, vem, com frequência, afirmando que a falta de mão de obra qualificada atrasa as grandes obras do setor. Existe outro agravante: a pouca mão de obra que temos ainda é tirada daqui por grandes empresas de outros Estados, como Roraima, Acre, Pará, Bahia e São Paulo”, falou Flora.
Ela acrescentou que o país cresceu muito, o que estimulou as grandes obras da construção civil. Além disso, houve crescimento nas áreas do turismo, confecção, produção de grãos, mas a área de formação de mão de obra não avançou na mesma proporção. “Por isso, queremos fazer uma grande discussão sobre a qualificação profissional no Piauí”, observou Flora.