Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
Uberlândia (MG): Faltam enfermeiros especialistas em oncologia
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Imprensa
Luiz Otavio Petri
Devido à ausência de mão de obra especializada, os hospitais de Uberlândia estão qualificando profissionais. O Centro Oncológico do Triângulo (COT), por exemplo, treinou com recursos próprios os três enfermeiros em atividade atualmente. “Hoje, o melhor caminho é dar incentivo aos novos profissionais”, disse a coordenadora de enfermagem Jussaine Alves da Silva.
A coordenadora diz que a área requer cuidados especiais. O principal deles é a atenção psicológica com quem acaba de descobrir o câncer. “É comum as reações de preocupação com o tratamento e de rejeição aos efeitos causados, como a queda dos cabelos”, disse. Situações que o especialista lida constantemente.
As oportunidades de mercado nesta especialidade, aos poucos, estão atraindo os futuros profissionais. É o caso do estudante de enfermagem Rogério Aparecido Dutra Silva, contratado após seis meses de estágio na área. “É um segmento que pede mais humanização. Esse é um dos fatores que me motivaram e, por outro lado, o retorno econômico também é melhor”, disse.
SERVIÇO
1º Simpósio de Enfermagem Oncológica
Data: amanhã (18)
Horário: 8h30 às 18h
Local: Hotel San Diego
Avenida Rondon Pacheco, 3.500
Público: Profissionais que atuam na área
Evento gratuito