Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Juventude
Gazeta Online (ES): Mais de 1,47 mil vagas em estágios para jovens talentos
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Juventude
O tempo de caça aos estágios e aos estagiários começou. Considerados meses de alta temporada, agosto e setembro têm oportunidades para estudantes do curso técnico e do ensino superior.
O estágio pode render um emprego no final ou até mesmo durante o curso, já que 64% dos jovens aprendizes são efetivados, segundo o superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola do Espírito Santo (CIEE-ES), Jossyl Nader.
Ele ressalta números do CIEE e diz que "49% dos estagiários trabalham nas próprias instituições que o contrataram como aprendiz, antes ou após o término do contrato. Os outros 15% são chamados por outras empresas".
Somente a Vale vai oferecer, até 31 de agosto, 1.300 vagas em todo país. Já o CIEE-ES e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) oferecem 176 vagas na Grande Vitória, em diversas empresas.
A área com mais oferta nas instituições é Administração de Empresas, com 55, seguida de Ciências Contábeis, com 21. Na área técnica, destacam-se Gestão Empresarial (9 vagas) e Técnico em Mecânica (8 vagas).
Experiência
Os jovens entendem que a experiência só ajuda na conquista do primeiro emprego. Uma pesquisa disponibilizada pelo site do CIEE-ES perguntou como o internauta avalia o mercado de trabalho para recém-formados.
No resultado parcial, com um total de 121 participantes, 45% afirmaram que a exigência de experiência anterior ou estágio são fundamentais para conseguir uma oportunidade.
Em seguida, com 35%, a opção de que o mercado é concorrido, mas existem oportunidades; 10% acham que não há grandes perspectivas no Estado; e 7% dizem que as boas ofertas estão concentradas na Grande Vitória. Apenas 3% dos votantes disseram não saber opinar.
Contato com o dia-a-dia da profissão
A estudante do curso de psicologia, Carolini Medzker Vieira, 21 anos, faz estágio desde o dia 4 de agosto. O aprendizado prático é obrigatório na área, mas a futura psicóloga sabe que, para ingressar no mercado de trabalho, é essencial ter o contato com o dia-a-dia da profissão. Ela explica que aprende na faculdade as teorias e experimenta a prática da profissão no CIEE, onde trabalha na aplicação de testes psicológicos. "Aqui conheço pessoas e amplio o meu leque de relacionamento profissional. As empresas exigem experiência depois que saímos da faculdade".
Nova lei amplia oportunidades
A nova Lei do Estágio, aprovada pelo legislativo e aguardando sanção presidencial, poderá ajudar os jovens aprendizes. Entre as principais mudanças, a possibilidade de profissionais liberais, registrados nos órgãos de classe, contratarem estudantes. Sem as modificações, isso fica restrito a empresas e a instituições portadoras de CNPJ.
De acordo com Giuliano Bortoluci, diretor de comunicação do site estagiários.com, hoje existem 52 profissões reconhecidas pelo Ministério do Trabalho, o que significa cerca de 40 milhões de contratantes em potencial, oito vezes mais do que existe hoje no Brasil, algo em torno dos 5 milhões.
"Os profissionais podem contar com mão-de-obra especializada. Sem dúvida, os estagiários contribuem com conhecimento atualizado e com a garra de quem quer iniciar uma carreira", avalia Bortoluci.
Abertura
O superintendente do CIEE-ES, Jossyl Nader, avalia que essa possibilidade abrirá campo de trabalho para os jovens. "Tanto os profissionais quanto os estudantes serão beneficiados".
Uma outra modificação importante, segundo ele, é que o tempo máximo de estágio pode se limitar a dois anos.
"Só abro uma ressalva para o caso de estudantes do ensino superior, que, com a aprovação da lei, só poderão trabalhar 30 horas semanais. Penso que escolas e estudantes deveriam ser consultados sobre isso", analisa.
Veja as oportunidades
Vale
Vagas: 1,3 mil no Brasil
Cursos requisitados no Espírito Santo
Superior: Administração; Análise de Sistemas; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Metalúrgica; Estatística; Psicologia; e Sistemas de Informação
Técnico: Técnico Administração; Gestão Empresarial; Técnico Automação Industrial; Técnico Edificações; Técnico Eletroeletrônica; Técnico Eletromecânica; Técnico Eletrônica; Técnico Eletrotécnica; Técnico Enfermagem; Técnico Ferrovias; Técnico Geomática (Agrimensura); Técnico Informática/Proc. de Dados; Técnico Instrumentação; Técnico Manutenção industrial; Técnico Mecânica; Técnico Mecatrônica; Técnico Meio ambiente; Técnico Metalurgia/metalurgia e Materiais; Técnico química; Técnico Saneamento Ambiental; Técnico Segurança do Trabalho
Inscrições: As vagas estarão abertas até 31 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo www.vale.com.
CIEE/ES
Cursos técnicos
Contrução Civil 3 vagas
Edificações 3 vagas
Gestão Empresarial 9 vagas
Ensino Superior
Administração 40 vagas
Arquitetura 9 vagas
Biblioteconomia 2 vagas
Ciências Contábeis 9 vagas
Ciência da Computação 3 vagas
Ciências Econômicas 5 vagas
Design de Interiores 6 vagas
Direito 2 vagas
Engenharia Civil 3 vagas
Engenharia de Produção Civil 3 vagas
Engenharia Mecânica 2 vagas
Pedagogia 3 vagas
Publicidade e Propaganda 3 vagas
Sistema de Informação 6 vagas
Tecnologia em Sistema de Informação 3 vagas
Tecnologia em Redes de Computadores 3 vagas
Turismo 2 vagas
Documentos necessários: CPF, RG e comprovante escolar.
IEL-ES
Ciências Contábeis: 12
Administração: 15
Física: 5
Sistema de Informação: 6
Ciência da Computação: 6
Técnico de Informática: 5
Técnico em Mecânica: 8
Inscrições: até 5 de setembro
Remunerações não foram informadas.