Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
12 MAR 2024

Imagem do dia

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Miguel Torres

Força Sindical: um breve balanço

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Miguel Torres

Força Sindical: um breve balanço

Miguel
Em dezembro de 2021 encerramos o 9º Congresso da Força Sindical no qual, após uma série de debates, produzimos resoluções que tratam de temas que marcaram o Brasil e o mundo nos últimos quatro anos. Temas sobre política, a economia, o mundo do trabalho e o sindicalismo. Tratamos também, nas resoluções, de perspectivas para os próximos quatro anos, apontando em linhas gerais ações que a central visa desenvolver.
 
Os últimos quatro anos foram especialmente difíceis para os trabalhadores. Após um período de crescimento, de diminuição do desemprego e valorização do salário mínimo, de 2017 em diante vivemos uma situação de crescente desemprego, desindustrialização e rebaixamento dos salários. A crise se intensificou justamente após a promulgação da reforma trabalhista que piorou as condições de vida do povo brasileiro de diversas formas. Diminuiu a proteção do estado e aumentou o poder das grandes empresas oprimindo o trabalhador, em sua capacidade de reivindicação e negociação, e os micro e pequeno empresários. Neste contexto explodiu a trabalho precário, como os de entregas por aplicativos. 
 
Esse período turbulento de alta elevação da pobreza, do desemprego e, a partir de 2020, com a terrível pandemia do coronavírus que produziu uma assustadora elevação de mortes, não se restringiu ao Brasil. A expansão da extrema direita como fenômeno crucial para a deflagração da crise global, deixou evidente as graves deficiências do neoliberalismo. Como reação a população passou a rejeitar aqueles políticos que estiveram em alta entre 2016 e 2019. Assistimos gradativamente um retorno do campo progressista em diversos países da América Latina, Europa e nos EUA, com Joe Biden e sua contundente defesa dos sindicatos. 
 
Desemprego e empobrecimento 
Desde 2019 convivemos no Brasil com o desastroso governo de Jair Bolsonaro. Ele conseguiu a façanha de piorar o país em todos os aspectos: social, econômico, político, ambiental e cultural. Quem mais sofre são os trabalhadores, já abalados pela reforma de 2017. O desemprego bateu recordes e, de forma incomum, ocorreu casado com a alta inflação. Uma combinação que jogou a população na precariedade e na miséria. 
 
O empobrecimento está nas ruas. Assistimos o desolador fenômeno em que famílias excluídas pela política econômica, buscam abrigos nas calçadas e marquises, improvisando entre papelões, sacos ou qualquer material, alguma proteção. 
A péssima gestão da pandemia massificou o desemprego, a miséria, a indigência, a paralização da economia e intensificou todas as mazelas sociais como a violência contra as mulheres, negros, homossexuais, crianças e idosos e o afastamento das crianças carentes das escolas. O presidente, entretanto, é insensível e alheio à população mais vulnerável. 
 
Unidade para combater a crise
As adversidades exigiram da Força Sindical criatividade e proatividade. Ações unitárias, nas quais a Força teve grande participação, amenizaram a crise. As perdas decorrentes da pandemia poderiam ser muito maiores não fosse o advento do Auxílio Emergencial de 600 reais proposto e defendido bravamente pelas centrais sindicais. Além disso, disponibilizamos nossos espaços para que o poder público pudesse abrir mais leitos para atender os vitimados pela Covid-19. Criamos a IndustriALL Brasil, junto com a CUT, representando cerca de 10 milhões de trabalhadoras e trabalhadores, para combater a desindustrialização e o atraso na economia. E trabalhamos junto ao Congresso Nacional para barrar novas medidas do governo que visavam retirar ainda mais direitos como a carteira verde amarela e a MP1045. 
 
Lutamos por políticas estruturais de inclusão social e distribuição de renda, mas entendemos que muitos não podem esperar por estas mudanças pois passam necessidades urgentes. Neste sentido, em agosto de 2021, a Força Sindical, junto com seus sindicatos, realizou uma campanha solidária para doação de 15 toneladas de alimentos e de cobertores para os desabrigados e para a população carente. 
Vale ressaltar, como símbolo da unidade entre as centrais, a realização do 1º de Maio virtual em 2020 e 2021. No contexto da pandemia do coronavírus inovamos ao realizar dois grandes atos do Dia do Trabalhador totalmente online. Foram onze centrais sindicais brasileiras que projetaram a ideia da formação de uma ampla frente em prol da soberania nacional, unindo políticos de diferentes matizes.
 
A Força Sindical sempre respeitou a diversidade entre os trabalhadores
No 9º Congresso travamos grandes debates sobre temas como o meio ambiente, sobre o qual a Força tem uma extensa trajetória desde a Rio-92, sobre o combate ao racismo e a valorização dos negros no mercado de trabalho e sobre a equidade de gênero e o protagonismo das mulheres na sociedade. 
 
Tais debates, como defendemos, estão ligados à pauta central dos trabalhadores e a luta por direitos e empregos. Tivemos, desta forma, o cuidado de pontuar que a central não deve se deixar levar por modismos e tendências liberais de cooptação do movimento social que geram divisão e ofuscam as prioridades no nosso campo. Desde a fundação da Força Sindical em 1991, há 30 anos, abordamos e defendemos as diversas condições e identidades que há entre os trabalhadores. Fomos pioneiros na criação das secretarias da mulher, do meio ambiente e da saúde e segurança do trabalhador. Por isso somos refratários a discursos que se vendem como avançados, mas que são essencialmente sectários e radicais e que se distanciam da luta central em defesa do povo trabalhador.  
 
Além das ações que nos comprometemos a desenvolver como: aprimorar a participação das mulheres e assim permanecer evoluindo na abordagem da questão da mulher trabalhadora, implementar medidas para que visem assegurar a saúde e segurança no trabalho, defender práticas ambientalmente sustentáveis para a produção e dinamizar e reforçar nossas relações internacionais, pretendemos investir em formação sindical e em uma rede própria de comunicação, para combater a onda de desinformação e de notícias falsas.  
 
Outro tema importante, que não nos escapou, foi a necessidade de abranger o crescente número de trabalhadores informais e precarizados. Tal assunto complexo, que está diretamente ligado a uma política trabalhista antissocial e de aprofundamento da desigualdade, é para nós um grande desafio. Um desafio que se impõe tanto pela urgência daqueles que estão nesta situação e tem necessidades imediatas, quanto pela luta para que a proteção legal se estenda para esses trabalhadores. Trata-se de um debate que tem pautado a central e nos levado a buscar o diálogo com as partes a fim de encontrar soluções em um contexto de grandes mudanças nas relações e contratos de empregos. 
 
2022: eleições, Conclat e bicentenário da independência
Como ações imediatas, enfatizamos a importância das eleições de 2022 para o legislativo e executivo, incentivando que mais trabalhadores sejam candidatos e que tenham apoio para reforçar nossa representatividade no poder público. A necessidade da união de diversos setores comprometidos com a democracia e com a soberania nacional se impõe e, afirmamos, essa disposição deverá guiar nossas instituições nos meses que adentram.
 
A realização da Conclat no início de 2022 deverá alinhavar as posições das centrais sindicais e seus sindicatos frente aos candidatos que de apresentarem para disputar as eleições. Também planejamos realizar na Conclat debates acerca da estrutura sindical e o futuro do sindicalismo. 
 
Ainda para 2022 pretendemos desenvolver atividades em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil, em 2022, com o objetivo de valorizar a identidade nacional dos trabalhadores fomentar um clima de debate acerca da nossa história e do nosso futuro.
A conclusão do 9º Congresso coroou uma fase de aprendizados, difíceis e importantes. Aprendizados que nos tornarão ainda mais comprometidos e aguerridos na luta. Projetamos grandes esperanças para o próximo período. Esperanças que poderão ser concretizadas em um processo de transformação que contará com o engajamento de todo o povo brasileiro. Nossa maior meta é contribuir ativa e decisivamente para essa guinada que vislumbramos logo à frente. 
 
Miguel Torres
presidente da Força Sindical

Últimas de Miguel Torres

Todas de Miguel Torres
Simecat elege nova diretoria; Carlos Albino segue no comando
Força 28 MAR 2024

Simecat elege nova diretoria; Carlos Albino segue no comando

Golpe de 1964: Para que nunca mais aconteça, para que nunca mais se repita!
Força 28 MAR 2024

Golpe de 1964: Para que nunca mais aconteça, para que nunca mais se repita!

Força 28 MAR 2024

Diretor do Sincomerciários de Jundiaí se reúne com prefeito de Itupeva

Em assembleia, Servidores de Guarulhos decidem por paralisação dia 1º de abril
Força 28 MAR 2024

Em assembleia, Servidores de Guarulhos decidem por paralisação dia 1º de abril

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
Força 28 MAR 2024

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

Força-tarefa vai fiscalizar postos de combustíveis do Rio
Força 28 MAR 2024

Força-tarefa vai fiscalizar postos de combustíveis do Rio

Emprego formal e renda crescem no País!
Força 28 MAR 2024

Emprego formal e renda crescem no País!

FEQUIMFAR realiza encontro de lideranças sindicais mulheres
Mulher 27 MAR 2024

FEQUIMFAR realiza encontro de lideranças sindicais mulheres

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro
Imprensa 27 MAR 2024

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Sindicatos debatem situação dos acordos da Nestlé no Brasil
Força 27 MAR 2024

Sindicatos debatem situação dos acordos da Nestlé no Brasil

Cartilha tira dúvidas sobre a Lei de igualdade salarial
Força 27 MAR 2024

Cartilha tira dúvidas sobre a Lei de igualdade salarial

“Combustível do Futuro” e o futuro do trabalho
Artigos 27 MAR 2024

“Combustível do Futuro” e o futuro do trabalho

STAP convoca assembleia geral com Servidores nesta quarta (27), às 19h
Força 27 MAR 2024

STAP convoca assembleia geral com Servidores nesta quarta (27), às 19h

Negociação salarial dos frentistas do Rio continua indefinida
Força 27 MAR 2024

Negociação salarial dos frentistas do Rio continua indefinida

Desigualdade salarial entre mulheres e homens eleva número de denúncias no MPT
Imprensa 27 MAR 2024

Desigualdade salarial entre mulheres e homens eleva número de denúncias no MPT

Sintrabor: avanços sociais em novo acordo coletivo na Bridgestone
Força 26 MAR 2024

Sintrabor: avanços sociais em novo acordo coletivo na Bridgestone

Centrais se reúnem para organizar 1º de Maio Unitário
Força 26 MAR 2024

Centrais se reúnem para organizar 1º de Maio Unitário

Sindicalistas têm encontro com delegação do Ministério do Trabalho Alemão
Força 26 MAR 2024

Sindicalistas têm encontro com delegação do Ministério do Trabalho Alemão

Presidente da Força participa do lançamento do L20
Força 26 MAR 2024

Presidente da Força participa do lançamento do L20

TST nega recurso a posto condenado por não cumprir convenção coletiva
Força 26 MAR 2024

TST nega recurso a posto condenado por não cumprir convenção coletiva

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório
Imprensa 26 MAR 2024

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório

Evento “Cachorrada do SIMECAT” relançará Clube de Vantagens do Sindicato
Força 25 MAR 2024

Evento “Cachorrada do SIMECAT” relançará Clube de Vantagens do Sindicato

Metalúrgicos vão às urnas para eleger a nova diretoria do SIMECAT
Força 25 MAR 2024

Metalúrgicos vão às urnas para eleger a nova diretoria do SIMECAT

Mulheres das centrais fortalecem mobilização contra retrocesso
Mulher 25 MAR 2024

Mulheres das centrais fortalecem mobilização contra retrocesso

Sindicato garante aplicação da Lei de Igualdade Salarial na Bridgestone
Mulher 25 MAR 2024

Sindicato garante aplicação da Lei de Igualdade Salarial na Bridgestone

Um navio para o futuro
Artigos 25 MAR 2024

Um navio para o futuro

Vídeos 25 MAR 2024

Centrais intensificam luta no Congresso por mais direitos

Nota de repúdio
Mulher 23 MAR 2024

Nota de repúdio

Nota do Sindnapi – Indignação
Força 22 MAR 2024

Nota do Sindnapi – Indignação

Presidente da Força participa de Encontro do Sintesp/PA
Força 22 MAR 2024

Presidente da Força participa de Encontro do Sintesp/PA

Aguarde! Carregando mais artigos...