Imagem do dia
[caption id="attachment_68591" align="aligncenter" width="2560"] Presidente da Força Sindical reúne-se com sindicalistas da Central em Rodônia[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Mulher
São Paulo (SP): FEAAC relança cartilha Maria da Penha no centenário do Dia Internacional da Mulher
sexta-feira, 5 de março de 2010
Mulher
No próximo dia 8 de março, quando o Dia Internacional da Mulher completa 100 anos, a Secretaria de Assuntos da Mulher, Criança e Adolescente da Federação dos Empregados de Agentes Autômos do Estado de São Paulo (FEAAC) lança a segunda edição da cartilha da Lei Maria da Penha. A cartilha será distribuída por todos os sindicatos filiados às trabalhadoras da categoria. "Relançar a cartilha é afirmar a importância das campanhas preventivas e educativas contra a violência", afirma Helena Ribeiro da Silva, diretora da secretaria. "Nosso objetivo é democratizar informações relevantes sobre a violência de gênero, dando subsídios para que as mulheres possam se defender através de meios legais e libertando-se de uma vida de violência."
Hoje (04 de março), a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, denunciou que cinco mil crimes contra as mulheres são cometidos a cada ano, e ainda justificados, em todo o mundo, sob o arcabouço jurídico de "legítima defesa da honra". No Brasil, pesquisas têm comprovado o aumento do conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, de 68% (2008) para 78% (2009). Porém, uma pesquisa feita pelo DataSenado (Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado), revela que apenas 4% das vítimas do sexo feminino costumam denunciar às autoridades a violência doméstica que sofreram.
"Esperamos que a distribuição da cartilha e as informações possam contribuir para a diminuição da violência e o aumento das denúncias", diz Lourival Figueiredo Melo, presidente da FEAAC.