Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Paulo Pereira da Silva
Um ano de lutas!
quinta-feira, 29 de dezembro de 2016
Paulo Pereira da Silva
O título acima vem bem a calhar para este ano que se inicia. Mas, se o analisarmos friamente, ele abrange, na verdade, o ano que passou, o anterior, e todos que os antecederam. Como também servirá para os que ainda estão por vir. Afinal, a luta das entidades sindicais e dos trabalhadores brasileiros é duradoura, e sempre haverá quem queira suprimir direitos, pagar salários menores e precarizar as relações trabalhistas.
O ano de 2016, por exemplo, mostrou-se bastante espinhoso, com uma crise econômica, social e política de difícil digestão: juros absurdos, falta de investimentos na indústria e em infraestrutura, inúmeras tentativas de retirada de direitos trabalhistas e previdenciários, um marasmo na produção e no consumo e, principalmente, uma taxa de desemprego assustadora.
Mas, no apagar das luzes de 2016, um alento: a proposta de medida provisória do Programa Seguro e Emprego (PSE) divulgada pelo governo, que, posta em prática a partir de um amplo debate, objetivo e conclusivo, em âmbito nacional, com a participação de todos os atores sociais envolvidos – governo, Congresso, empresários e trabalhadores –, poderá, sim, corrigir as distorções existentes e gerar um dispositivo para que a engrenagem funcione de forma eficiente, fazendo com que o País volte a desenvolver-se.
Que ninguém pense que a luta será fácil. Vamos, em 2017, enfrentar interesses poderosíssimos, dos banqueiros, dos grandes latifundiários, rentistas e especuladores.
Uma luta aparentemente desigual, na qual só nossa união, nosso poder de mobilização e nossa conscientização política e social de estarmos no caminho certo poderão nos tornar vencedores.
E 2017 já começou! Mal abriu os olhos e já nos chama para a luta! Uma luta de opiniões, debates, posicionamentos e atitudes em busca do Brasil que todos os brasileiros almejam, com saúde, educação, um setor produtivo forte, uma economia vigorosa, emprego digno e renda para todos os trabalhadores e suas famílias.
De um Brasil que, enfim, reencontrou o caminho do seu crescimento econômico e social!
Paulo Pereira da Silva – Paulinho
Presidente da Força Sindical e deputado federal