Menu

✖ Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
✖
27 OUT 2026

Imagem do dia

Presidente Lula celebra 81 anos nesta terça-feira (27), com trajetória marcada pela luta sindical, defesa da democracia e justiça social O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 81 anos nesta terça-feira (27), celebrando uma trajetória marcada pela liderança sindical, participação política e defesa dos trabalhadores. Ao longo de sua história, Lula construiu uma trajetória política ligada às lutas populares, à valorização do trabalho, à democracia e à promoção da justiça social. Além disso, sua atuação como dirigente sindical no ABC paulista marcou o início de uma caminhada que o levou à Presidência da República . Destaque para sua contribuição à defesa dos direitos trabalhistas, à valorização do salário mínimo e ao combate às desigualdades. Feliz aniversário, presidente Lula! Leia também: Trabalhadores devem seguir mobilizados, defende Miguel Torres https://fsindical.org.br/forca/trabalhadores-devem-seguir-mobilizados-defende-miguel-torres/

Imagem do dia - Força Sindical
✖

Enviar link da notícia por e-mail

Plenárias da Força Sindical

Plenária da Força Sindical Paraná debate crise e fortalecimento da Central no país

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Plenárias da Força Sindical

Plenária da Força Sindical Paraná debate crise e fortalecimento da Central no país

Plenária da Força Sindical-PRCrédito: Arquivo: Força Sindical-PR

Aconteceu nesta sexta-feira, em Curitiba, a Plenária Estadual da Força Sindical do Paraná. O objetivo foi debater a situação político e econômica do país e definir ações e estratégias para o enfrentamento da crise. Outro objetivo foi apresentar para a direção nacional da entidade a visão do Paraná sobre a conjuntura nacional e mostrar o trabalho que vem sendo realizado na base  do estado.

Estiveram presentes na plenária o  secretário de relações sindicais da Força Nacional,  Geraldino dos Santos Silva, do 1º secretário-geral da Força, Sérgio Luiz Leite, além do assessor da Força Sindical e ex-ministro do Trabalho, Antônio Rogério Magri; Ademir Lauriberto Ferreira, tesoureiro da Força Sindical e, Marcio Vilalva, secretário-adjunto de Relações Sindicais da Força.  Este ano, a Força está realizando plenárias em todos os estados como forma de fortalecer a unidade de ação através da construção  de agendas positivas com propostas para intensificar a luta a favor das reivindicações da Central.

“O fato da Força estar discutindo nos estados  as posições que as suas bases tem em relação as principais demandas nacionais  traça um importante quadro para a construção unitária da entidade, o que fortalece a atuação da direção nacional que consegue ter uma visão ampliada da situação da Central no Brasil”, disse o presidente da Força Paraná, Nelson Silva de Souza.

“Nosso intuito é o crescimento da nossa Central. É a representatividade da nossa Central. Precisamos saber o que se passa nas bases para que consigamos construir posições sólidas e apresentar soluções concretas para a crise que aí está”, disse Geraldino Silva,  secretário de relações sindicais da Força Nacional. Já Marcio Vilalva defende a intensificação das campanhas de filiação pelos sindicatos. E Ademir defendeu a unidade dos trabalhadores para enfrentar este momento de crise.

“É preciso que saibamos marcar posição em relação ao que queremos para o país. Precisamos tomar cuidado para que as posições ideológicas não nos desunam e acabem nos desviando do caminho que o movimento sindical sempre defendeu como rota para um país desenvolvido: mais emprego e mais salário”, defendeu o presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, Sérgio Butka.

O 1º secretário da Força, Serginho Leite, fez um balanço das lutas da Central no primeiro trimestre: lembrou a mobilização em torno das medidas 664 e 665, que limitam direitos previdenciários; a questão da terceirização que dividiu opiniões na Central; a denúncia do ajuste fiscal promovido pelo governo e que tem penalizado os trabalhadores; o debates promovidos sobre o Programa de Proteção ao Emprego (PPE)  e sobre a Formula 8595, como substitutivo do Fator Previdenciário. “Nossa agenda do segundo semestre é muito intensa. Precisamos pressionar pela recuperação da economia  marcar uma posição intransigente de defesa dos empregos”, disse.

Dieese aponta política econômica equivocada do governo

O Dieese apresentou um panorama geral da situação econômica. Para o economista Sandro Silva, o governo erra ao implementar medidas de contenção da crise com fórmulas equivocadas.

“Tentar conter a crise com medidas que cortam gastos com as políticas sociais, investimentos e direitos trabalhistas é incorrer nos mesmos erros dos países europeus na crise de 2008. Cortar esse tipo de investimento, em vez de combater, amplia a crise pois tira dinheiro do trabalhador e por, conseguinte, da economia. Se isso continuar corremos o risco de voltar a mesma situação dos anos 90”, disse.

Sandro também apontou a incoerência do governo que, ao mesmo tempo em que aplica politicas de redução de gastos com corte de direitos e investimentos, aumenta a taxa de juros o que só aumenta a dívida pública.“Somente no ano passado, o  governo pagou R$ 300 bilhões de juros da dívida interna”, apontou Sandro.

Projetos da Força PR

Também foram apresentados à direção nacional,  alguns projetos tocados pela Força Paraná no estado, como a Auditoria Cívica na Saúde, de fiscalização da saúde pública; o Março Laranja, que estipula mais mecanismos de proteção à mulher vítima de violência; e o Eleições Limpas, projeto de iniciativa popular tocado em conjunto com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

CONFIRA  A LISTA DAS ENTIDADES SINDICAIS QUE PARTICIPARAM DA PLENÁRIA

Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba
METALREPA
Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana
Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical
Sindicato dos Químicos do Paraná
Sindicato Têxtil  Curitiba
Sindibebidas Curitiba
Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina e região
Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba
Federação dos Metalúrgicos do Paraná
FETRACCOVESTT-PR
Sindicato Têxtil de  Londrina  e da regional do  Vestuário  de Carlópolis
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Norte do Paraná
Sindicato dos Fazendários do Paraná
Sindicato das Secretárias do Paraná
Sindicato dos Metalúrgicos de  Maringá
Sindicato dos Metalúrgicos de Paranaguá
Sindicato dos Vestuários de Marumbi
Sindicato dos Químicos do Paraná
Sindibebidas de Ponta Grossa
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Afins e do Café Solúvel de Londrina e Região
Sinsaúde Londrina
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada do Sul
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias  Gráficas de Jornais e Revistas de Londrina
SIEMACO PONTA GROSSA
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de União da Vitória
SINSEPAR
Sitravest vestuário de Curitiba
STIAM – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Maringá
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Norte do Paraná
Sindicato dos Professores do Paraná
Sindicato dos Estivadores de Paranaguá
Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de fabricação de Álcool de Jacarezinho
FECOPAR
Sindicato Trabalhadores nas Industrias da Fabricação de Açúcar e Alimentação de Jacarezinho e Região
Sindicato dos Trabalhadores dos Fósforos de Curitiba, Piraí do Sul  e Irati
Sinsaúde Londrina
Veja mais da Plenária no Facebook da Força Paraná: www.facebook.com.br/forcasindicaldoparana

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Força Sindical-PR

Últimas de Plenárias da Força Sindical

Todas de Plenárias da Força Sindical
Marinho debate regulamentação do fim da escala 6×1
Força 6 NOV 2026

Marinho debate regulamentação do fim da escala 6×1

Seminário debate trabalho decente e transição justa na energia
Força 6 NOV 2026

Seminário debate trabalho decente e transição justa na energia

IndustriALL debate futuro do trabalho e desafios sindicais
Força 6 NOV 2026

IndustriALL debate futuro do trabalho e desafios sindicais

DIESAT lança plenárias nacionais e livro sobre saúde no trabalho
Força 6 NOV 2026

DIESAT lança plenárias nacionais e livro sobre saúde no trabalho

Miguel Torres convoca metalúrgicos para assembleia decisiva
Força 6 NOV 2026

Miguel Torres convoca metalúrgicos para assembleia decisiva

“Redução da jornada não pode esperar”, alerta Miguel Torres
Força 6 NOV 2026

“Redução da jornada não pode esperar”, alerta Miguel Torres

Comerciários de Porto Alegre conquistam escala 5×2 e ganho real
Força 5 NOV 2026

Comerciários de Porto Alegre conquistam escala 5×2 e ganho real

Trabalhadores da Deltamar aprovam PLR 2026 em assembleia
Força 5 NOV 2026

Trabalhadores da Deltamar aprovam PLR 2026 em assembleia

Sindbrinq realiza assembleia com trabalhadores em Guarulhos
Força 5 NOV 2026

Sindbrinq realiza assembleia com trabalhadores em Guarulhos

Portaria do MTE reforça atualização cadastral dos sindicatos
Força 5 NOV 2026

Portaria do MTE reforça atualização cadastral dos sindicatos

“Temos que continuar a mobilização”, alerta Miguel Torres
Força 5 NOV 2026

“Temos que continuar a mobilização”, alerta Miguel Torres

Nota sobre Taxa Básica de Juros
Força 4 NOV 2026

Nota sobre Taxa Básica de Juros

I Simpósio Sinthoresp; assista!
Força 4 NOV 2026

I Simpósio Sinthoresp; assista!

Sindec-POA recebe plenária sobre saúde dos trabalhadores
Força 4 NOV 2026

Sindec-POA recebe plenária sobre saúde dos trabalhadores

Eletricitários de SP ampliam sindicalização com 110 adesões
Força 4 NOV 2026

Eletricitários de SP ampliam sindicalização com 110 adesões

Novembro Azul mobiliza sindicatos pela saúde dos trabalhadores
Força 4 NOV 2026

Novembro Azul mobiliza sindicatos pela saúde dos trabalhadores

FEQUIMFAR debate redução da jornada e fim da escala 6×1
Força 4 NOV 2026

FEQUIMFAR debate redução da jornada e fim da escala 6×1

Baile de Halloween do Sindnapi reúne aposentados em SP
Força 4 NOV 2026

Baile de Halloween do Sindnapi reúne aposentados em SP

FEQUIMFAR recebe dirigentes da Força Sindical do Amazonas
Força 4 NOV 2026

FEQUIMFAR recebe dirigentes da Força Sindical do Amazonas

Miguel Torres debate regulamentação das 40 horas em Brasília
Força 4 NOV 2026

Miguel Torres debate regulamentação das 40 horas em Brasília

Antonio Baylos Grau debate o papel dos sindicatos em SP
Força 3 NOV 2026

Antonio Baylos Grau debate o papel dos sindicatos em SP

Químicos recebem proposta patronal com aumento real
Força 3 NOV 2026

Químicos recebem proposta patronal com aumento real

Presidente do Sinmed RN critica terceirizações na saúde
Força 3 NOV 2026

Presidente do Sinmed RN critica terceirizações na saúde

Lei 9.956/2000 garante empregos e exige mobilização permanente
Força 3 NOV 2026

Lei 9.956/2000 garante empregos e exige mobilização permanente

Dossiê orienta sindicatos sobre fim da escala 6×1 e 40 horas
Força 3 NOV 2026

Dossiê orienta sindicatos sobre fim da escala 6×1 e 40 horas

Miguel Torres alerta contra exceções à jornada de 40 horas
Força 3 NOV 2026

Miguel Torres alerta contra exceções à jornada de 40 horas

NOTA DE REPÚDIO – Servidor público tem voz, direitos e liberdade de expressão!
Força 3 NOV 2026

NOTA DE REPÚDIO – Servidor público tem voz, direitos e liberdade de expressão!

Denúncias de assédio eleitoral crescem 75% após eleições
Imprensa 30 OUT 2026

Denúncias de assédio eleitoral crescem 75% após eleições

Desemprego cai para 5,2% e atinge menor taxa desde 2012
Imprensa 30 OUT 2026

Desemprego cai para 5,2% e atinge menor taxa desde 2012

Trabalho escravo moderno esconde exploração e viola direitos
Artigos 30 OUT 2026

Trabalho escravo moderno esconde exploração e viola direitos

Aguarde! Carregando mais artigos...