Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
1º de Outubro, Dia Internacional do Idoso
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Artigos
Hoje, 1º de Outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso. Data instituída em 1982, durante assembleia mundial da ONU – Organização das Nações Unidas, em Viena, na Áustria, quando se debateu sobre o envelhecimento da população mundial.
Mas esta data não pode ser restrita aos idosos. Deve ser compreendida como um dia para analisarmos e refletirmos sobre os direitos sobre o nosso povo, uma vez que idoso é aquele que contribuiu uma vida inteira para a construção de nossa nação.
Boa parte das pessoas tratam as questões sobre os idosos como se algo à parte, distante de suas realidades. Como se a nomenclatura atribuída de “3ª Idade” não fizesse parte do contexto da vida de todos. Como se o idoso vivesse num outro tempo.
No entanto, falar em direitos dos idosos é falar sobre cidadania, é questionar-se sobre como se encontra a situação de todos. Crianças, jovens e adultos serão os idosos de amanhã.
Ainda são muitos os descaminhos quanto aos direitos dos idosos e dos cidadãos em geral.
O Brasil é um país desigual, com sérias deficiências quanto aos serviços prestados em saúde, educação, moradia, transporte, segurança, trabalho decente, dentre tantos outros itens que constituem as nossas vidas.
A luta dos idosos por mais direitos e uma vida digna é a luta de todos nós. É a mesma luta daqueles que buscam um Brasil digno, com qualidade de vida, com respeito, um país que proporcione oportunidades e tratamento decente para todos.
Há 11 anos, no Brasil, foi criado o Estatuto do Idoso. Um conjunto de leis para assegurar direitos. Importante passo, mas a grande transformação não está nas cláusulas jurídicas, mas sim no dia a dia, no respeito que as pessoas e o país devem ter com aqueles que se dedicaram para a formação do nosso povo.
O modo como os idosos são tratados, seus direitos, refletem muito de como somos. Por isso, neste dia, convido a todos leitores deste texto a ganharam alguns minutos na vida para refletir sobre qual o país que vocês esperam encontrar quanto atingirem os seus 65 anos.
Carlos Andreu Ortiz é presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical.